segunda-feira, 18 de julho de 2011

NIM CHIMPSKY, O SÍMIO QUE FALAVA COM HUMANOS

 

Aluno exemplar: pesquisadores ensinam a linguagem de sinais a Nim nos anos 1970. Ao lado, a capa da nova biografia

Um chimpanzé criado em mansões nova-iorquinas torna-se a maior estrela de um estudo revolucionário. Tem aulas para aprender a linguagem de sinais (a mesma usada por pessoas surdas) e encanta todos à sua volta. Quando o experimento acaba, sua jaula recebe-o de volta. Quase vira cobaia, mas é salvo graças a uma campanha popular. Parece ficção, mas é uma história real. Nim Chimpsky, o chimpanzé que fazia o sinal de "desculpas" para seus companheiros símios depois de alguma confusão na jaula comunitária que dividiam, morreu em 2000, aos 26 anos. Sua biografia, "Nim Chimpsky: the Chimp Who Would be Human" (algo como "O Chimpanzé que Queria Ser Humano") virou best seller nos EUA. Marcela Buscato, da revista "Época", entrevistou Laura-Ann Petitto, uma das pesquisadoras que trabalhou com Nim nos anos 1970. Leia os melhores trechos do bate-papo.

Galileu: Como era Nim?
Laura-ann:
Eu fui a pessoa mais próxima dele. Se ele estava assustado, em um lugar cheio de gente, corria para mim, como uma criança. Ele era fascinante e inteligente. Não há nada a que compará-lo. Ele não era animal. Nem humano. Durante minha convivência com ele, senti como se tivesse acesso a uma janela para a evolução humana.

Galileu: Por que tendemos a humanizar os chimpanzés?
Laura-ann:
Os chimpanzés despertam essa questão porque se parecem conosco. Mas é um engano achar que as semelhanças presumem identidade. As expressões faciais deles não têm os mesmos significados que as nossas. Você pode pensar que um chimpanzé está sorrindo, mas, na verdade, ele pode estar sentindo dor. As fotos publicitárias com esses animais são feitas sob tortura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão