quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mais um cavalo morre durante “corrida suicida”

Washington/EUA

Por Patrícia Tai (da Redação)



  Foto: Reprodução/Care2
Mais um cavalo perdeu a vida na Omak Stampede Suicide Race (“Corrida Suicida”) em Washington (EUA), que ocorreu neste ano entre os dias 9 e 12 de agosto. Este é o vigésimo terceiro cavalo que morre na corrida nas últimas três decadas. As informações são da Care2.
A corrida inclui um percurso decrescente de 67 metros a um ângulo de 62°, conhecido como “Suicide Hill”, que é seguido de um mergulho ao longo do rio Okanogan que tem aproximadamente a extensão de um campo de futebol, em termos de largura.
O cavalo, que se chamava Little Big Man, fraturou uma perna dianteira durante a sua terceira e última corrida. Quando ele caiu na água, não conseguiu nadar e se afogou antes que barcos de resgate pudessem alcançá-lo.
“O cavalo teve dificuldade pois o rio era fundo, e o barco não conseguiu recuperá-lo”, disse Pete Palmer, presidente da Associação do Jockey, que sanciona a corrida. “Em última análise, o cavalo afundou na água e só apareceu depois na superfície perto da ponte Omak”.
Quatro corredores também sofreram fraturas e muitos outros resgates tiveram que ser realizados na água. Dos 27 cavalos que passaram por vistoria veterinária, somente sete tinham plena capacidade de competir nas corridas neste fim de semana.
“Quando perdemos um cavalo, isso tem impacto em toda a nossa comunidade. Estamos tristes pela perda de Little Big Man, e estendemos nossas orações para a família Jerry Ford Racing, tutores do animal”, disse Palmer.
Defensores dos direitos animais estão protestando e consideram a corrida como grave forma de exploração.
“É abuso animal, puro e simples. Parece que nesse tipo de evento, todo abuso animal é permitido”, disse Mark Coleman, porta-voz da PAWS de Lynnwood.
Muitos cavalos, alguns dos quais foram “emprestados” para o evento, sofreram paradas cardíacas por excesso de esforço, fraturas, colisões e tombos, e muitas mortes horríveis por afogamento, de acordo com a PAWS.
A corrida é supostamente uma tradição da comunidade indígena americana, mas a PAWS alega que foi criada a partir de uma estratégia publicitária para atrair pessoas para o evento, há muito tempo. A PAWS contou vinte e dois cavalos mortos nos últimos anos, mas ninguém tem certeza de quantos morreram nesses 50 anos, desde que o evento foi criado.
Assista ao vídeo da competição cruel:
    Fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão