terça-feira, 14 de agosto de 2012

Calor e seca deixam ursos sem alimentos


Foto: Reprodução/AP
Com suas dietas normais à base de frutas e verduras prejudicadas devido à seca em muitos pontos do país, ursos famintos têm sido vistos vasculhando lixo, rasgando telas e rastejando em direção a carros, em busca de alimentos, segundo informações do jornal Huffington Post.
Na vila de Old Forge no norte de Nova Iorque, um urso negro quebrou a parede de uma loja de doces na Main Street na semana passada; outro trancou-se em uma mini van e desfiou o estofado em uma luta frenética para escapar, de acordo com o Departamento Estadual de Conservação Ambiental.
“Nós estamos no local há 17 anos e nunca havíamos tido problemas com ursos”, disse Roslyn Starer, que é proprietária da loja de doces Candy Cottage, em Old Forge, com seu filho Larry. “Mas o clima está tão seco que as plantas na floresta não estão crescendo. Então, os ursos estão vindo para a cidade”.
Quando chegaram à loja em uma manhã, encontraram um grande buraco na parede, aberto por um urso. “Se ele tivesse ido mais longe, teria entrado na loja e os danos teriam sido devastadores”, disse ela.
Neste verão, os problemas com ursos não ocorrem apenas em Nova Iorque. No leste do Kentucky, o serviço florestal fechou dois campings por um fim de semana no final de julho pois ursos estavam atacando cestas de piquenique e refrigeradores. Biólogos atribuem esse problema à seca.
No Colorado, onde a seca matou as árvores frutíferas das quais os ursos se servem (“chokecherries” e “serviceberries”), um urso e três filhotes quebraram mais de 12 carros em Aspen, procurando por comida, no mês de junho.
Uma câmera de vigilância em uma loja de doces em Estes Park, no Colorado, mostrou um urso entrando sete vezes dentro da loja, em 15 minutos. Um urso que invadiu casas no local no mês passado foi morto porque alegaram que se tornara um perigo para as pessoas, disse um policial, observando que a seca fez com que os inteligentes animais passassem a procurar alimentos de uma maneira muito ávida.
Problemas relacionados ao clima não são novos, e fontes naturais de alimentos variam de ano para ano dependendo da quantidade de chuvas e outros fatores. Mas este verão tem sido particularmente atribulado, dizem os biólogos que estudam a vida selvagem em Nova Iorque.
“Este tem sido um ano interessante com relação aos ursos, especialmente na área de Catskills”, disse Jeremy Hurst, um renomado biólogo do Departamento de Conservação Ambiental de Nova Iorque, referindo-se à área montanhosa ao norte de Nova Iorque. “Em diversas comunidades, ursos entraram na casa das pessoas, em alguns casos mesmo quando as pessoas estavam em casa. Cerca de doze ursos foram eutanasiados. Outros foram presos e realocados”.
Em Catskills no mês passado, houve três vezes mais casos de invasão de ursos em casas e carros que no mesmo período do ano passado, disse Hurst. No entanto, não houve ocorrências de ferimentos em humanos pelos ursos.
“Normalmente, reclamações de danos causados por ursos atingem seu pico no final da primavera, mas neste ano, a freqüência de reclamações teve um auge na seca de julho”, complementa Hurst.
O Centro de Estudos Climáticos regional nordeste da Universidade de Cornell informou na terça-feira que, até agora, 2012 foi o ano mais quente já registrado para a região em doze estados.
fonte:.anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão