segunda-feira, 23 de julho de 2012

CPI vai investigar ação do CCZ de Sorocaba no caso da matança dos animais


A morte de 30 animais (cães e gatos) na Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba será objeto de CPI na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Marinho Marte (PPS). O requerimento propondo a CPI já recebeu o mínimo de sete assinaturas necessárias (um terço do colegiado) dos vereadores Geraldo Reis (PV), Coronel Rozendo (PV), Ditão Oleriano (PMN), José Crespo (DEM), Claudio do Sorocaba I (PR), Anselmo Neto (PP) e do próprio autor da proposta. Marinho Marte observa que a CPI poderá fazer uma apuração rigorosa dos fatos denunciados pela imprensa. “O que vimos nas páginas dos jornais e também nas redes sociais foi uma verdadeira matança, que causou indignação na sociedade sorocabana. A alegação de que os animais estavam doentes, com cinomose, não serve de desculpa”, afirma o vereador.
Marinho Marte observa que a prática da eutanásia em animais, ainda que seja justificável do ponto de vista médico-veterinário, exige que esse procedimento seja feito com todo cuidado, evitando sofrimento aos mesmos. “Infelizmente, parece que os responsáveis pela morte desses cães, inclusive filhotes, não tiveram essa preocupação. As imagens veiculadas por entidades protetoras dos animais na imprensa e nas redes sociais mostram os corpos mutilados dos cães”, indigna-se o vereador.
Para Marinho Marte, o fato pode não ser um caso isolado, mas resultante de uma prática costumeira de maus-tratos de animais no setor de Zoonoses, como denunciam organizações não governamentais. “É o que precisamos averiguar. Por isso, estou propondo a criação desta CPI”, salienta o vereador. De acordo com o Regimento Interno da Casa, para a criação de uma CPI são necessárias as assinaturas de sete vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão