sábado, 28 de julho de 2012

Terapias alternativas auxiliam na prevenção e tratamento de doenças em cães e gatos


A busca por qualidade de vida e práticas mais saudáveis tem motivado muitos tutores a também investirem no bem-estar de seus animais. Prova disso é o aumento no número de pessoas que buscam a prevenção de doenças e também alguns tratamentos nas terapias alternativas para cães e gatos.
Dentre os métodos alternativos mais utilizados destacam-se a acupuntura, massoterapia e florais e são indicados principalmente para a prevenção e tratamento de doenças articulares, musculares e nervosas. “A acupuntura, por exemplo, é uma terapia tradicional chinesa que utiliza finíssimas agulhas descartáveis específicas na pele dos animais, causando estímulos no corpo”.
Esses estímulos promovem uma resposta do organismo, ocasionando a melhora de alguns problemas e até mesmo a cura de doenças. A melhora e bem-estar por meio da acupuntura podem ser vistos principalmente em doenças respiratórias, no sistema digestório, neurológicos, musculares e articulares. Vale lembrar, no entanto, que ela deve ser aplicada por um profissional qualificado, levando em conta o perfil de cada animal bem como a doença e sinais clínicos apresentados.
Já o tratamento por meio dos florais é feito a partir do potencial energético das flores. Segundo o veterinário João Carlos Colombo,proprietário do Pet Hotel Dog Life, a técnica utiliza a energia vibracional retirada da essência das flores para trazer equilíbrio e harmonia ao emocional das pessoas e animais. Os que recorrem ao método acreditam que as doenças se originam nas emoções, o que torna a terapia floral eficaz principalmente en problemas como depressão, estresse, agressividade e fobias. “É importante ressaltar, no entanto, que os florais não substituem o tratamento médico, mas podem ser utilizados em conjunto com qualquer medicamento”.
A massoterapia também é outra grande aliada para a recuperação de traumatismos e outros problemas articulares. Ela é aplicada em pequenos animais e ajuda a aliviar a tensão, a ansiedade e o desconforto, podendo ser usada ainda para alongar e liberar cicatrizes inelásticas dos tecidos. Bastante utilizada durante banhos de ofurô, a técnica também promove o relaxamento de animas com quadro de estresse ou agressividade.
Geralmente mais utilizadas em cães das raças Dachshund, Labrador, Golden Retriever, Lhasa apso, Basset Hound, Pastor Alemão e Rottweiler, que apresentam maior predisposição de problemas articulares, as terapias alternativas podem ser usadas em felinos também. O especialista adverte, no entanto, que é preciso paciência para alcançar os resultados, pois o tratamento, por vezes, pode levar alguns meses.
No caso de animais já doentes, fazer a manutenção do tratamento é fundamental para garantir sua eficácia. “Problemas lombares são fruto do desgaste ósseo, ou seja, podem voltar. Para que isso não ocorra, o ideal é fazer a manutenção do tratamento alternativo pelo menos uma vez ao mês”.
fonte:anda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão