domingo, 22 de julho de 2012

CCZ de Americana (SP) rejeita pedido para recolher cão achado na rua


O cachorro recolhido na rua: Prefeitura diz que apenas socorre animais que foram vítimas de maus-tratos (Foto: Reprodução)
Francis Miller Lopes, 25, reclama do atendimento no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Americana, SP. Ele afirma que encontrou um cachorro abandonado próximo ao trevo de Americana com Nova Odessa e que o animal estava muito molhado e doente. Lopes telefonou pedindo para que recolhessem o animal e o levassem para o canil municipal. Segundo Lopes, o funcionário que atendeu a ligação informou que seria recolhido dentro de minutos, o que não foi feito.
Ainda de acordo com Lopes, quando solicitou novamente para que o CCZ recolhesse o animal obteve a resposta negativa. “Quando retornei a ligação, o funcionário que me atendeu disse que o cachorro não poderia ser resgatado por não estar morto nem ter sido atropelado. Achei um absurdo essa situação e acabei levando o animal para a minha casa, uma vez que não queria deixá-lo ali como estava. Achei estranho como esse funcionário me atendeu, pois quase uma hora antes ele tinha me dito que recolheria o animal”, relata Lopes.
O CCZ comunicou que em Americana as ações do Programa Bem-Estar Animal do CCZ seguem a Lei Estadual 12.916/2008, que diz que o CCZ só recolhe animais em situações de maus-tratos, doentes, mortos, feridos ou mutilados. Esses animais são tratados e colocados para adoção. Porém, como o animal não apresentava essa situação, não foi recolhido.
Sobre o morador de Americana ter levado o cachorro para casa, o CCZ informou que o animal passou a ser de responsabilidade dele. “A partir do momento que você pega um cão ou gato na rua e o coloca para dentro de casa você se torna cuidador, ou seja, o responsável por ele. Apesar da negativa de atendimento por parte da prefeitura, Lopes diz que não se arrepende de ter recolhido o animal. “Eu sou um cidadão e acredito que o que eu fiz qualquer pessoa faria. Não poderia deixar o cão sofrendo como estava, por isso o recolhi. Por sorte, como eu não posso ficar com o animal, consegui achar uma residência para ele”, finaliza.
Fonte: Todo Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão