quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tumores em animais podem ser prevenidos com castração


Animais de estimação podem ter os mesmos problemas de saúde dos humanos. Alguns problemas podem ser prevenidos pelos donos, que podem fazer exames clínicos, como exame de câncer de mama, mas ao invés de dois pares de seio, a atenção deve ser nos cinco pares dos animais.
Para o exame de câncer de mama, o dono do animal deve deitá-lo de bruços com as pontas dos dedos deve apertar cada mamilo de sua cadela, procurando por caroços. Se alguma secreção sair, o animal também pode estar com problemas e o dono deve levá-lo ao veterinário.
Se o médico desconfiar de câncer de mama uma série de outros exames também serão pedidos. Segundo os veterinários, metades dos tumores caninos são malignos. Na dúvida todos deve ser retirados.
A castração é um método que ajuda a evitar o câncer de mama em cachorras. Se a castração acontecer antes do primeiro cio a chance de se desenvolver o câncer de mama no animal é de 0,05%, explica a veterinária Carolina Murta de Castro. Se a castração acontecer após o primeiro cio as chances da doença sobem para 8%, a partir do segundo cio as possibilidade de câncer é de 26%. A partir do terceiro cio a castração já não terá tanta importância para evitar câncer de mama, mas pode evitar outras doenças.
Anticoncepcional para os animais aumentam as chances de tumores cancerígenos, assim como obesidade. Boa alimentação também ajudam a prevenir tumores cancerígenos.
fonte:g1.globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão