domingo, 24 de junho de 2012

Arte mais antiga do mundo é (re)descoberta


A arte rupestre que você confere na foto acima pode revolucionar nossa compreensão da história, cultura e evolução. Ela já era considerada a arte mais antiga do mundo, mas uma pesquisa da Universidade de Bristol, na Inglaterra, revelou que ela foi feita antes mesmo do que acreditávamos, há pelo menos 40,8 mil anos – entre 5 mil e 10 mil anos mais cedo do que a crença anterior.
Isso não significa apenas que cientistas estão avançando nas técnicas de datação, mas coloca em questão quem fez a arte rupestre: o homem moderno ou Neandertais? Antes, os desenhos mais antigos conhecidos eram atribuídos a humanos, já que eles chegaram à região 41,5 mil anos atrás.
Os Neandertais, por sua vez, viveram na Espanha até, pelo menos, 42 mil anos atrás. Se essas pinturas forem mais antigas do que esse período, pode-se concluir que os autores da arte são os nossos parentes distantes, os Neandertais. Isso é possível porque a datação obtida pelos cientistas dá apenas a idade mínima e não a máxima dos desenhos. Até pouco tempo, os arqueólogos viam os neandertais como seres incapazes de criar obras artísticas mais avançadas do que marcações abstratas ou ornamentação pessoal.
Os cientistas continuam fazendo análises para chegar a uma resposta mais aproximada da realidade e descobrir quem, afinal, foi o autor desses desenhos. Enquanto isso, a dúvida continua.
No estudo foram analisadas 50 pinturas em 11 cavernas da Espanha, incluindo as cavernas de Altamira, El Castillo e Tito Bustillo, consideradas patrimônios da humanidade pela UNESCO. Os pesquisadores descobriram a idade da arte rupestre usando o método de datação por urânio-tório. A pesquisa introduz um avanço significativo nas técnicas de datação. Utilizando o método urânio-tório, pesquisadores chegaram a datas mais confiáveis do que através de técnicas de radiocarbono.
Confira a galeria de fotos com os desenhos rupestres mais antigos do mundo aqui[NY Times/History/G1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão