domingo, 24 de junho de 2012

MG: I Oficina sobre Veganismo de Montes Claros


Em um clima de muita paz e alegria ocorreu a I Oficina sobre Veganismo na cidade de Montes Claros, interior de Minas Gerais.
O dia começou com uma mostra de produtos, além de uma mesa de café com bolos e biscoitos veganos. A primeira palestra ministrada por Adriano Olimpio abordou conceitos sobre veganismo, aspectos nutricionais e a triste situação vivida pelos animais, inclusive vacas para produção de leite e galinhas em granjas de ovos.
O que surpreendeu muita gente foi a feijoada vegana servida no almoço, acompanhada de arroz integral, vinagrete, farofa, couve e salada. De sobremesa, sorvete de frutas vegano!
A parte da tarde começou com uma palestra sobre alimentação e espiritualidade, com Otávio Simões, colunista do portal Tudo para Vegetarianos. Percorrendo passagens de livros religiosos e citações de grandes personalidades e filósofos, o palestrante abordou como a alimentação vegetariana se fez presente desde a antiguidade nas mais diversas culturas.
Ética e Alimentação foi o tema da palestra seguinte, ministrada por Leonardo Mendel. Baseado em textos e artigos de Sônia T. Felipe, Peter Singer entre outros, o objetivo foi mostrar a importância e responsabilidade de nossas ações sobre nosso ambiente, saúde e as demais espécies animais, também detentoras de direitos, inclusive citando a Declaração Universal dos Direitos dos Animais e suas contradições.
Para encerrar o evento, uma mini-oficina de sanduiches naturais e as muitas alternativas para um lanche saudável e saboroso.
Outro ponto a ser destacado foi o apoio de empresas e instituições para a realização do evento, com a cessão do espaço, produtos e patrocínio para a parte de alimentação, o que permitiu oferecer todas estas atividades gratuitamente.
Fica o exemplo de que é possível realizar eventos assim tambem no interior do Brasil, buscando informações e pessoas interessadas em promover os benefícios do veganismo para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão