terça-feira, 15 de novembro de 2011

Salvamento de Elefantes Presos na Lama


Salvamento de Mãe e Filhote na Zâmbia
Uma mãe elefante-africano e o seu filhote, ficaram presos na lama perante o olhar impotente dos outros membros da família, na Zâmbia. As autoridades de vida selvagem e conservacionistas, conseguiram salvar o par depois de uma dura luta de duas horas contra o calor, desidratação e a secagem rápida da lama.
A lagoa Kapani, onde estes dois elefantes ficaram presos, está quase seca e por isso bastante pegajosa nesta altura do ano, sendo assim uma armadilha natural para os animais.
Neste caso, o bebé foi o primeiro a ficar preso. A mãe, ficou presa quando veio tentar ajudar a libertar o seu pequeno.
Salvamento de Mãe e Filhote na Zâmbia
O elefante bebé, na fotografia acima, começou naturalmente a gritar e foi ouvido em primeiro lugar por um membro de uma equipa de Safari, que contactou então Rachel McRobb da South Luangwa Conservation Society, perguntando o que fazer para ajudar.
“A nossa organização normalmente faz salvamento de animais que são presos em armadilhas – não em lama” explicou McRobb. “Existe sempre um debate sobre quando uma determinada situação é uma ocorrência natural, se devemos ou não intervir, mas obviamente os elefantes são animais que nos tocam no coração…” concluiu.
Salvamento de Mãe e Filhote na Zâmbia
A equipa de resgate colocou uma corda por baixo do elefante bebé, com uma idade estimada de dois anos e meio, e começou a puxar.
A mãe, apesar de estar a sofrer os efeitos do calor intenso e da desidratação, ainda tinha energia suficiente para ameaçar a equipa de salvamento com a tromba, para que estes não fizessem mal ao pequeno.
A equipa sabia que se o resgate não fosse bem sucedido, aquelas duas vidas estavam provavelmente perdidas. “Ou as hienas e os leões viriam comê-los, ou ficariam a morrer lentamente devido à desidratação. É uma coisa terrível deixar um elefante a secar na lama” disse McRobb.
Salvamento de Mãe e Filhote na Zâmbia
O elefante bebé só queria estar junto à sua mãe, o que complicou sobremaneira o salvamento. Sempre que o puxavam e começavam a libertar das cordas, ele corria imediatamente para junto da mãe e voltava a ficar preso, pelo que a equipa tinha de começar novamente do zero.
Salvamento de Mãe e Filhote na Zâmbia
Na terceira tentativa, um dos elefantes da família fez chamadas ao pequeno para que ele saísse dali e se juntasse aos outros elefantes. A equipa de resgate precisava que o bebé fosse embora pois sem saber, estava a por em risco a sua vida e a da mãe, ao voltar constantemente para a lama.
Assim que o bebé se juntou aos restantes elefantes, deu-se início ao salvamento da mãe.
Salvamento de Mãe e Filhote na Zâmbia
Como seria de esperar, salvar a mãe elefante seria bastante mais duro, tratando-se de um animal adulto que facilmente atinge as três toneladas de peso.
No meio da situação desesperada, a mãe elefante enrolou a sua tromba nas cordas e começou a puxar o trator na direção contrária. A situação não era nada favorável: em vez de estar o elefante a sair da lama, estava o trator da equipa de salvamento em direção à mesma.
Ela conseguiu puxar o trator na sua direção mais de um metro – bem demonstrativo da força que estes animais têm.
Salvamento de Mãe e Filhote na Zâmbia
Por fim e duas horas depois, o salvamento foi concluído e a mãe elefante ainda teve a energia necessária para se juntar aos restantes elefantes e ao seu bebé que já estava com eles.
Resgates como estes não são propriamente raros e este mesmo grupo, na manhã seguinte a este resgate, já tinha uma nova missão: dois outros elefantes ficaram presos perto da lagoa. E mais um salvamento que correu bem.
McRobb lembrou ainda outro caso complicado, em que tiveram de ajudar um elefante bebé a libertar-se de uma árvore, onde uma das patas estava presa. A mãe e a tia do bebé não saíam de perto dele de forma alguma, pelo que tiveram de ser atingidas com sedativos para deixarem a equipa de resgate libertar a patinha do pequeno.
mundodosanimais.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão