Um gorila de montanha bebé foi resgatado na noite do passado Domingo, de uma prisão africana, onde se encontrava ao lado dos caçadores furtivos que tentaram contrabandeá-lo desde o Congo até Ruanda.
“Assim que entramos na prisão, um dos caçadores espirrou directamente para cima do bebé, que estava a dormir num pequeno canto duro da cama” afirmou Jan Ramer da Mountain Gorilla Veterinary Project em comunicado de imprensa.
O pequeno gorila tem a idade estimada de 1 ano e não se sabe ao certo como foi parar ás mãos dos contrabandistas. A hipótese destes terem morto os seus pais está em cima da mesa, sendo que a investigação prossegue. Os acusados fazem provavelmente parte de um grupo maior de contrabando de animais Ruandeses e Congoleses.
“Os gorilas da montanha são uma espécie criticamente ameaçada, com apenas 786 indivíduos restantes nas montanhas do Congo, Ruanda e Uganda” acrescentou Caroline Behringer, da World Wildlife Fund, citada pela Discovery News.
O bebé, uma menina a que deram o nome Ihirwe (significa “sorte” em kinyarwanda, a língua falada em Ruanda), ficará em quarentena ao cuidado dos médicos veterinários ruandeses durante cerca de 30 dias, período após o qual – e se não houverem complicações de saúde – será libertada no Virunga National Park’s Senkwekwe Center, no Congo, onde vai encontrar outros gorilas órfãos. Ihirwe tem estado tensa, mas aceita as pessoas e alimenta-se bem, pelo que os prognósticos em relação ao seu futuro são positivos.
mundodosanimais.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão