terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cada rato é diferente: Como 'Personalidade' Mouse lança luz sobre a depressão humana


Assim como nos seres humanos, também existem os tipos difíceis ou aqueles com uma personalidade mais delicada entre os ratos. 
Estes resultados têm sido defendida em sua tese intitulada diferencias individuales en ratones derrotados crónicamente: cambios conductuales, neuroendocrinos, inmunitarios y neurotróficos Como marcadores de Vulnerabilidad a los efectos del estrés (diferenças individuais em camundongos cronicamente derrotado: comportamento, alterações neuro-endócrinas, imunológicas e, neurotrófico como indicadores de vulnerabilidade aos efeitos do estresse.)
Especificamente, Gómez tem usado a derrota induzida por estresse crônico social como a base para seu estudo. "Ratos são muito territoriais. Cinco machos e uma fêmea tendem a viver juntos. Mates Apenas um macho com a fêmea, o mesmo que ganha o controle de todos os recursos do direito desde o início", explica ela. Estes machos lutam entre si, eo mesmo mouse sempre vence; é por isso que toma posse de tudo, enquanto o resto sofre derrota induzida pelo estresse crônico social. No entanto, nem todos os ratos acabam perdendo igualmente afetados, alguns ficam tão baixos que se tornam doentes, enquanto outros não. De sair para esclarecer por que essas diferenças surgem, ela se concentrou em como os camundongos reagem ao estresse.
Ativa vs passiva
"O estresse está relacionado ao distúrbio psicológico, mas nem todos os indivíduos desenvolvem esse transtorno. Isso acontece porque eles têm maneiras diferentes de agir, quando confrontado com o estresse", explica Gómez. Esta é a sua conclusão depois de filmar o desempenho de todos os tipos de ratos, analisando-o e classificando-a em termos de uma estratégia passiva ou ativa. E como é que as duas estratégias diferem? Por exemplo, se o mouse dominantes foram para o ataque, o passivo dominado nem sequer se mover, enquanto que o ativo seria fugir.
"Os passivos permanecem ainda quase o tempo todo, e como o estresse passa, eles se tornam ainda mais ainda. O ativo também está ciente de que o estresse é muito duro e que não pode sair dela, mas coloca-se uma maior resistência ", diz Gómez. Há também uma grande diferença com relação a como eles interagem com o líder do grupo. Na verdade, aquela que faz uso da estratégia activa está interessado no que está acontecendo ao seu redor, ele fareja o dominante, e tenta interagir com ele ... Considerando a adotar a estratégia passiva nem sequer olhar para ele. O pesquisador pode ver similaridades com atitudes humanas em tudo isso.
Além do comportamento, Gómez tem estudado os sinais fisiológicos (neuroendócrino, imunológico e alterações neuroquímicas) desses ratos dominados, e tem visto que, neste caso, também, é possível fazer uma classificação com base na estratégia escolhida. E também para estabelecer comparações com os seres humanos. Especificamente, ela confirmou que o estado clínico do mouse passivo não está muito longe da de depressão humana: algumas das alterações fisiológicas exibidas por estes ratos foram previamente ligadas a distúrbios associados com o estresse, como a depressão.
Com tudo isso, o pesquisador encontrou a resposta para a pergunta que "todos eles se estressar, mas nem todos eles adoecem." E o fato é que a estratégia passiva reflete maior vulnerabilidade, assim que estes ratos são mais propensos a adoecer.
Implicações práticas
A tese é uma contribuição teórica, mas poderia muito bem ser útil no campo prático. Por exemplo, no desenho de terapias que podem ajudar a alterar a percepção de status em casos como os de pacientes com câncer. Ao mesmo tempo, o estudo fisiológico feito por Gómez pode fornecer pistas na área de farmacologia no tratamento da depressão: "Se pudermos ver o que mecanismos fisiológicos estão envolvidos, os tratamentos podem ser mais especializadas."
sciencedaily.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão