quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Rodeio clandestino é realizado em Serrana


Estrutura está montada em uma das principais avenidas da cidade; testemunhas relatam maus-tratos aos animais

Vídeos publicados na internet denuncia um rodeio ilegal em Serrana. Segundo uma pessoa que viu o rodeio, os animais estavam fracos e machucados. Os organizadores não têm alvará para funcionamento.
O vídeo foi gravado no dia 24 de outubro. De acordo com uma testemunha, um dos bois estava com um machucado profundo na barriga. Cerca de 20 animais estavam magros e sujos e apanhavam com pedaços de ferro e vara de choque.
Uma pessoa que pediu para manter a identidade em sigilo afirma que o rodeio aconteceu durante todo o mês de outubro, aos fins de semana.
A reportagem esteve no local onde a arena está armada, na avenida Deolinda Rosa, na entrada da cidade, mas não encontrou os animais e nenhum responsável. Porém, foi possível ver a montagem improvisada. A cerca que separa os bois do público é feita com paus amarrados com cordas bambas. Não há arquibancada. Segundo a denunciante, as pessoas que assistiam aos rodeios, entre elas, crianças, ficavam debruçadas sobre a cerca e ajudavam a bater nos bois com pau.
O procurador da Prefeitura de Serrana, João Marcel Dias Mussi, afirmou que o pedido de alvará foi negado porque é proibida a montagem de uma arena de rodeio na avenida. "Nem cheguei a pedir os outros documentos necessários porque o local já invalidava o alvará", explica.
Segundo João Marcel, um fiscal da Prefeitura foi ao local do rodeio, mas quando chegou não havia atividade e ninguém foi autuado. No local, há uma placa com o nome dos organizadores. Sem se identificar, a reportagem entrou em contato com um homem chamado Wilson, que confirmou o rodeio, sem informar as datas.
"As pessoas olham e acham que é violento. Mas nós cuidamos dos nossos animais como se fossem humanos", se defende o organizador. Segundo ele, os rodeios têm entrada gratuita. Wilson admitiu que uma vara de choque é utilizada, mas apenas para fazer com que os animais subam no caminhão.
Outro lado - Organizador se cala
Na tarde de domingo (13), a reportagem do A Cidade voltou a entrar em contato com Wilson, no telefone que está afixado na arena ilegal de rodeio. Porém, ele se negou a dar informações. "Não tenho que te dar explicação. Se o juiz ou alguém competente, formalizado, um órgão que cuide desse setor me chamar, a quem de direito, eu vou prestar esclarecimento", afirmou.
Wilson também não quis comentar quando os rodeios foram realizados e se há previsão de mais algum. "Por telefone eu não converso." O organizador do rodeio também não se pronunciou sobre a alegação que os animais seriam maltratados no rodeio.
Choque gera polêmica entre especialistas
Segundo o advogado de Barretos, Luiz Francisco de Almeida, a vara de choque é permitida apenas para embarque e desembarque do animal no caminhão. "O choque é de até 12 volts e não trás dano para o animal", afirma.  Porém, segundo ele, é proibido bater no animal, com qualquer tipo de objeto. No entanto, a advogada da ONG Associação Vida Animal (AVA) de Ribeirão Preto, Viviane Rodrigues Alexandre, é contra o choque. "Independente de qualquer cuidado, o boi sofre durante um rodeio."
De acordo com os advogados, para montagem de um rodeio é necessário ter uma guia emitida pela Secretaria da Agricultura para transporte do animal, alvará da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Além disso, não é permitido o uso de espora com ponta e o sédem, amarrado na virilha do animal para ele pular, deve ser feito de algodão.
Quem pratica maus-tratos a animais pode ser punido com multa, que varia de acordo com a gravidade do caso, ou até mesmo ser preso.
Assista os vídeos que denunciam o rodeio clandestino em Serrana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão