quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Baleia-piloto é devolvida ao mar após três dias no Ceará


baleia-piloto que estava encalhada na margem do Rio Pirangi, no município de Beberibe, a 83 quilômetros de Fortaleza (CE), foi devolvida ao mar, ontem (16), às 9h, pelos biólogos da Associação de Pesquisa e Preservação dos Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), que tiveram ajuda dos moradores do local.
De acordo com informações do biólogo e coordenador de resgate do Projeto Manati da Aquasis, Antônio Carlos Amâncio, o animal foi protegido com colchões e lençóis umedecidos para que fosse colocado em uma jangada de seis metros, que foi rebocada por um barco a motor. O mamífero foi solto a uma distancia de 14 quilômetros da margem.
“Logo quando voltou ao mar, a baleia tentou se localizar, para ter noção de onde estava. Após 10 ou 15 minutos, ela começou a nadar normalmente e, então, nadou mar adentro”, explicou o coordenador de resgate do Projeto Manati.
Ele acrescentou que o mamífero recebeu medicação, para combater a infecção, desde o primeiro dia e, como reagiu bem, os biólogos acharam que era a hora de fazer a soltura.
Segundo Amâncio, também houve momentos difíceis ao tentar auxiliar o animal. “O acesso ao local era muito difícil e, quando a maré estava alta, era complicado conseguir ajudar a baleia”, destacou.
No entanto, ele ressaltou a ajuda dos moradores do município durante os três dias em que o mamífero ficou encalhado. “A população nos apoiou todos os dias e participou do revezamento na ajuda a baleia”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão