segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Até mesmo os insetos têm personalidade própria


Uma nova pesquisa explica que cada um dos insetos é único e tem sua personalidade própria. Por exemplo, assim como os humanos, os insetos podem ser mais tímidos ou mais enérgicos.
Ousadia, vontade de explorar, atividade e agressividade são os principais traços de personalidade normalmente medidos nos insetos, porque são características que tem a ver umas com as outras e aparecem juntas, geralmente.
O mesmo estudo também ajudou a entender como a personalidade surge em praticamente todos os organismos. Os pesquisadores acreditam que cada indivíduo tem a sua própria personalidade, com a possível exceção daqueles que vivem em habitats muito específicos e estáveis por um longo tempo, como uma caverna, pois nesse caso eles podem não precisar se comportar de maneiras diferentes entre indivíduos da mesma espécie.
A personalidade nos insetos, por exemplo, se manifesta um pouco diferente em comparação aos humanos.
A ousadia – se são tímidos ou corajosos – pode ser definida na forma como eles reagem imediatamente após uma situação alarmante, ou quanto tempo eles demoram para sair do seu refúgio. Já a exploração pode ser medida em outro contexto, principalmente quando eles têm a oportunidade de descobrir um novo ambiente com objetos novos.
Os pesquisadores realizaram testes de personalidade em mosquitos comuns, coletados na natureza em Hungria, conhecidos por sua coloração vermelha e preta.
Um dos experimentos realizados consistia em trancar o inseto em um recipiente onde tinham objetos a serem explorados, para observar quando tempo ele levaria para explorá-los e depois para sair de lá.
Cada indivíduo se comportou de uma forma única que foi consistente em todos os experimentos. Se um inseto em particular foi classificado como ousado e corajoso, ele agiu dessa forma em uma variedade de circunstâncias.
As fêmeas tenderam a demonstrar reações mais extremas, sendo que as de asas mais longas eram mais ousadas do que as de asa curta.
Segundo os pesquisadores, alguns traços podem ser benéficos em um contexto, mas não em outro. Por exemplo, um inseto atrevido do sexo masculino pode ser saudável e popular com as mulheres, mas também pode exibir um comportamento agressivo em torno de um ser humano que fique aborrecido e, dessa forma, o inseto acaba sendo “espremido”.
Os cientistas acreditam que suas descobertas podem ser transferidas para outros insetos e animais, pois são fatores como genes, sexo, experiências de vida, condições ambientais e outros que moldam a personalidade dos indivíduos. [MSN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão