quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Idosas participam de terapia com cães

As visitas na Casa de Nazaré estão mais divertidas com a presença de animais nas sessões terapêuticas

Clique para Ampliar
Fortaleza. Idosas da Casa de Nazaré, no Bairro do Montese, na Capital, estão sendo beneficiadas com projeto da entidade Terapia Assistida por Cães (TAC). Todas as segundas e quarta-feiras, cerca de 13 senhoras da Casa participam de atividades de fisioterapia, com a participação de dois cãezinhos das raças Poodle e Shih-tzu.

A presença dos animais nas visitas motiva as idosas a apresentarem estímulos comportamentais, físicos e psíquicos. A iniciativa é a primeira ação da TAC fora de São Paulo, onde a entidade está sediada. Tem como investidor social a MSD Saúde Animal e segue o mesmo modelo do trabalho realizado no Recanto das Vovós, instituição para idosas em São Paulo.

Equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, veterinários, zootecnistas, psicólogos, pedagogos e condutores de cães coordena as visitas.

Na Casa de Nazaré, a equipe é formada pela psicóloga Ingrid Coelho, o fisioterapeuta Allan Fechine e a condutora dos cães, Narriman Borges.

O diretor da TAC, Vinícius Ribeiro, também fisioterapeuta, avalia que a atividade está tendo resultado muito positivo e prova a eficiência da terapia assistida por cães. Em São Paulo, a TAC realiza trabalho similar com crianças autistas; crianças portadoras de doenças mentais junto ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); com dependentes químicos na cidade de Cruzeiro, interior paulista; e com crianças portadoras de câncer da AC Camargo, também naquele Estado.

No trabalho com os idosos, a participação dos cães garante um diferencial. A zootecnista da TAC, Sara Favinha, diz que o cão favorece diferentes exercícios de fisioterapia feitos pelos idosos, nos movimentos de pernas, braços, tronco e abdome. "Com a idade, os idosos tendem a ficar mais parados. Nas sessões com os cães, eles se movimentam mais, além de que há um resgate da vontade de viver, de se cuidar, devido à ligação emocional com o cão", destaca.

Autoestima
A coordenadora do time de iniciativas socioambientais da MSD Saúde Animal, Sandra Alves, explica que os psicólogos e fisioterapeutas consideram o tratamento ideal para levar alegria e descontração aos pacientes, pois a terapia tem impacto direto na autoestima, humor e disposição do idoso.

A MSD Saúde Animal, que tem uma de suas fábricas em Fortaleza, é a unidade de negócios global de saúde animal da Merk. Oferece a veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos uma variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde.

A empresa prioriza a melhoria da saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais, investindo recursos em pesquisa, com uma rede de suprimentos global e moderna. Está presente em mais de 50 países, enquanto seus produtos estão disponíveis em 150 mercados.

A Terapias Assistidas por Cães (TAC) é uma associação sem fins lucrativos, que presta serviços na gestão e execução de projetos sociais nas áreas da saúde humana, educação e amparo a crianças e adolescentes carentes, ações de prevenção, habilitação e integração à vida comunitária de pessoas portadoras de deficiência. Utiliza como base de seus programas a interação entre o ser humano e o animal, no caso o cão.

Segundo Vinícius, é essencial o trabalho ser feito por uma equipe multidisciplinar. A partir de 2012, a TAC pretende oferecer curso regular em terapia com animais.
http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão