quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Muitas Novas Caras no Drusillas Park



São muitas as caras novas no Drusillas Park, Reino Unido, com o nascimento de macacos de diversas espécies. Passemos à apresentação das miniaturinhas :)
Sagui-imperador (Saguinus imperator)
As novas caras começaram com o sagui-imperador (Saguinus imperator). A Lucy deu à luz dois meninos, na fotografia em cima. São chamados de imperadores devido ás suas semelhanças com o imperador alemão Wilhelm II (sim, é uma referência direta ao bigode do senhor).
O sagui-imperador habita o sudoeste da Amazónia, o este do Peru e o norte da Bolívia, bem como nos estados brasileiros de Acre e Amazonas. Conhecidos pela originalidade do seu bigode, atingem os 26 centímetros de comprimento, mais 35 centímetros de cauda e pesam até 400 gramas. Vivem em grupos de dois a oito animais e são liderados pela fêmea mais velha.
Sagui-branco (Mico argentatus)
Segue-se o sagui-branco (Mico argentatus). O pequeno par cor de pérola nasceu no dia 28 de Agosto e são extremosamente cuidados pelos pais, o capitão Jack e Hester.
Os saguis-brancos são nativos das florestas da América do Sul e Central, originando normalmente dois bebés a cada cinco ou seis meses, após um período de 145 dias de gestação. Atingem os 28 centímetros de comprimento e as 400 gramas de peso.
Sagui-de-mãos-douradas (Saguinus midas)
Foi então a vez do sagui-de-mãos-douradas (Saguinus midas) – não fizeram por menos e originaram um belo trio de bebés. A descoberta das três novas caras aconteceu no dia 28 de Setembro e todos estão a crescer bem e saudáveis. Tal como acontece com outras espécies, normalmente dão origem a dois bebés de cada vez, pelo que um nascimento de três é raro.
Vivem em grupos que vão dos quatro aos quinze membros e é o pai quem tem os maiores cuidados com os bebés, embora todo o grupo ajude quando há pequenos no meio deles. Na natureza vivem até cerca de dez anos de idade, enquanto que em cativeiro conseguem chegar aos 16 anos.
Sagui-de-cabeça-branca (Saguinus oedipus)
Por fim temos o sagui-de-cabeça-branca (Saguinus oedipus), uma espécie criticamente ameaçada de extinção. Nasceram dois bebés no passado dia 14 de Outubro e estão a crescer saudáveis, sob o olhar sempre atento do pai John e da mãe Georgie.
A grande ameaça a esta espécie na natureza é a destruição dos seus habitats, tendo já perdido mais de três quartos de habitat devido a desflorestação. Além disso, são vítimas de comércio ilegal que captura estes saguis nas florestas para serem depois vendidos como animais de estimação exóticos noutros países. Protegidos por leis internacionais, fazem parte de programas de reprodução em jardins zoológicos onde vivem até aos 25 anos de idade – em ambiente selvagem raramente atingem os 16 anos de idade.
Mais informação: Zoo Borns
Fotos: Drusillas Park
drusillas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão