segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Encontrado fóssil de antepassado que liga macacos e humanos


Investigadores descobriram o crânio de um animal de 29 milhões anos, que poderia ser um antepassado comum dos macacos (como lêmures e saguis) e símios (como chimpanzés e humanos).
Isso indica que os macacos de antigamente e os símios divergiram milhões de anos mais tarde do que estudos genéticos sugeriam.
O primata, uma espécie até então desconhecida, foi nomeada Saadanius hijazensis. Segundos os cientistas, o crânio dessa espécie tinha algumas características que são compartilhadas pelos macacos do Velho Mundo, pelos símios e pelos seres humanos hoje.
Os pesquisadores afirmam que se soubessem algo sobre o período e as condições em que este animal vivia, poderiam ser capazes de descobrir o que provocou as mudanças que levaram à evolução dos macacos aos seres humanos.
Ainda não é possível afirmar se o Saadanius hijazensis é o ancestral comum dos macacos e dos seres humanos; pode haver milhares de espécies semelhantes e uma delas se tornou o nosso ancestral.
Os restos fossilizados indicam que o primata se parecia muito com um moderno macaco, como um macaco prego. Mas foi provavelmente um pouco maior – aproximadamente do tamanho de um gibão. Ele deveria usar os quatro membros para correr, e preferia deitar na vertical nas árvores, em vez sentar no chão. [BBC]
hypescience.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão