segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Gangues de chimpanzés brigam por território


Mais uma dos “chimpas”: observadores sempre perceberam que combates entre grupos de chimpanzés (principalmente entre machos) eram muito comuns. Agora eles sugerem que o motivo dessas disputas pode ser territorial.
Para estudar a violência que ocorre entre grupos da mesma espécie, os pesquisadores estudaram uma grande quantidade de chimpanzés que vive em Unganda, em uma reserva. Observando os primatas por uma década eles contaram 21 assassinatos resultante de brigas chimpanzé X chimpanzé.
Dos “crimes” 18 foram testemunhados diretamente pelos cientistas e os outros 3 foram considerados assassinatos por evidências (os pesquisadores analisaram os corpos). Segundo os pesquisadores, a estratégia dos bichos é simples: eles matam seus vizinhos para poderem ficar com seu território. Até agora não se conhece outra razão para as disputas se não a expansão do território – uma atitude deveras romana dos chimpanzés.
Assim que seus vizinhos eram mortos, os bichos começavam a usar seu território também, sem abandonar o lugar em que ficavam antes das disputas. Com isso, eles garantem acesso a mais comida e, também, a mais fêmeas.
Os ataques, normalmente, acontecem quando grupos de machos fazem uma patrulha pelo território do vizinho. Os patrulheiros normalmente são quietos e se movem lentamente, para não serem identificados, tentando se disfarçar. Quando eles percebem que estão em maior número do que os adversários, eles atacam. Se não, voltam para sua “casa” em silêncio. [LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão