quarta-feira, 8 de agosto de 2012


A Globo novamente investe no carnismo, na estigmatização cultural do vegetarianismo e dos vegetarianos. A presepada foi numa cena da novela Avenida Brasil de hoje.
Numa cena envolvendo os personagens Cadinho e Noêmia, Noêmia (Camila Morgado) encarna o estereótipo malicioso da vegetariana fanática. Fala com histeria e agressividade sobre a questão da exploração de galinhas poedeiras em granjas, como se Cadinho (Alexandre Borges) já entendesse plenamente do assunto, e literalmente impõe a alimentação vegetariana estrita a Cadinho, proibindo-o de comer alimentos de origem animal e não dialogando racionalmente com ele sobre Direitos Animais.
Além disso, é mostrada uma alimentação ultrarregrada, limitada e, segundo Cadinho, ruim, dando a entender que o vegetarianismo estrito não seria algo bom de se experimentar. 
Não foram citadas as palavras vegan(ismo) ou vegetarian(ism)o, mas fica explícito que se trata de uma ridicularização dos vegetarianos, estereotipados como pessoas histéricas que tentam “conquistar” os outros pela força da agressividade verbal e pela imposição alimentar.
“Vegetarianismo” que pecuarista gosta. Essa é a forma como a Globo aborda o veg(etari)anismo.
Comentário
A Globo ganha quanto $

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão