EEstudantes durante trabalho de pesquisa com os animais
“Atos de solidariedade também são ensinamentos”. Essas foram as palavras da coordenadora do mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense – Unipar, professora Daniela Dib, ao ressaltar a importância da campanha de doação de ração que o curso realizou em prol da SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama).
Os estudantes da Unipar atenderam o apelo e doaram 3,5 mil quilos de ração. A campanha durou dois meses e contou com o apoio da coordenação geral do Piae (Programa Institucional de Atenção aos Estudantes) e da direção geral.
“Para quem não conhece, a SAAU é uma entidade filantrópica que recolhe das ruas cães e gatos abandonados, ou seja, animais que pela situação de total abandono (sem alimentação, água ou abrigo) ficam suscetíveis a diferentes enfermidades, sendo algumas delas transmissíveis ao homem. Portando, ela precisa de nossa ajuda, e, graças ao envolvimento de todos, a campanha foi um sucesso”, enalteceu a coordenadora, no ato da entrega.
A diretora da SAAU, Dona Iracema Drumont, esteve na Unipar para receber a ração. Emocionada, agradeceu o gesto de solidariedade. “Não tenho palavras para dizer o quanto estou feliz! Obrigado a todos por essa iniciativa. Agora não precisamos mais escolher quais dos animais vão receber ração; todos eles vão se alimentar bem”.
Com a SAAU, o curso firmou parceria para desenvolver estudos científicos. Mestrandos e graduandos dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Biomedicina, que participam de programas de iniciação científica da Unipar, estão pesquisando as diferentes doenças que acometem os animais da entidade, as quais são transmissíveis ao homem (zoonoses). “O objetivo maior é auxiliar no conhecimento da epidemiologia de determinadas enfermidades que ocorrem no município”, informou a coordenadora.
A parceria já está surtindo efeito. No primeiro semestre de 2012, a mestranda Márcia Küster de Paula Dreer, uma das envolvidas no projeto, apresentará sua dissertação com os resultados de algumas zoonoses vinculadas aos cães da SAAU, no intuito de demonstrar o potencial zoonótico dos animais para a população de Umuarama. “A formação do cidadão está embasada em ajudar. E com este trabalho podemos discutir questões de saúde pública e de prevenção de doenças que atingem os animais e a população”, afirma a mestranda.
“Com esta parceria todos saem ganhando; os animais, com melhoria na qualidade de vida; a entidade, com melhores condições de cuidá-los; e os estudantes, que podem aprender na prática a lidar com os animais e a se tornar melhores cidadãos, realizando atos de solidariedade como esse”, argumenta a coordenadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão