quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mestrado: Campanha dos estudantes de Ciência Animal arrecada 3,5 t de ração


A Campanha arrecadou 3,5 toneladas de ração








Estudantes durante trabalho de pesquisa com os animais
EEstudantes durante trabalho de pesquisa com os animais









Estudantes durante trabalho de pesquisa com os animais




“Atos de solidariedade também são ensinamentos”. Essas foram as palavras da coordenadora do mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense – Unipar, professora Daniela Dib, ao ressaltar a importância da campanha de doação de ração que o curso realizou em prol da SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama).
Os estudantes da Unipar atenderam o apelo e doaram 3,5 mil quilos de ração. A campanha durou dois meses e contou com o apoio da coordenação geral do Piae (Programa Institucional de Atenção aos Estudantes) e da direção geral.
“Para quem não conhece, a SAAU é uma entidade filantrópica que recolhe das ruas cães e gatos abandonados, ou seja, animais que pela situação de total abandono (sem alimentação, água ou abrigo) ficam suscetíveis a diferentes enfermidades, sendo algumas delas transmissíveis ao homem. Portando, ela precisa de nossa ajuda, e, graças ao envolvimento de todos, a campanha foi um sucesso”, enalteceu a coordenadora, no ato da entrega.
A diretora da SAAU, Dona Iracema Drumont, esteve na Unipar para receber a ração. Emocionada, agradeceu o gesto de solidariedade. “Não tenho palavras para dizer o quanto estou feliz! Obrigado a todos por essa iniciativa. Agora não precisamos mais escolher quais dos animais vão receber ração; todos eles vão se alimentar bem”.
Com a SAAU, o curso firmou parceria para desenvolver estudos científicos. Mestrandos e graduandos dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Biomedicina, que participam de programas de iniciação científica da Unipar, estão pesquisando as diferentes doenças que acometem os animais da entidade, as quais são transmissíveis ao homem (zoonoses). “O objetivo maior é auxiliar no conhecimento da epidemiologia de determinadas enfermidades que ocorrem no município”, informou a coordenadora.
A parceria já está surtindo efeito. No primeiro semestre de 2012, a mestranda Márcia Küster de Paula Dreer, uma das envolvidas no projeto, apresentará sua dissertação com os resultados de algumas zoonoses vinculadas aos cães da SAAU, no intuito de demonstrar o potencial zoonótico dos animais para a população de Umuarama. “A formação do cidadão está embasada em ajudar. E com este trabalho podemos discutir questões de saúde pública e de prevenção de doenças que atingem os animais e a população”, afirma a mestranda.
“Com esta parceria todos saem ganhando; os animais, com melhoria na qualidade de vida; a entidade, com melhores condições de cuidá-los; e os estudantes, que podem aprender na prática a lidar com os animais e a se tornar melhores cidadãos, realizando atos de solidariedade como esse”, argumenta a coordenadora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão