terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto Mucky recebe macaquinha da espécie Saúa


Foto

Projeto Mucky recebeu, em novembro, mais um primata da espécie Saúa. A macaquinha “Sauíta”, como é chamada, foi encontrada em um sítio por um morador da cidade de Andradas (MG). Além de muito assustada, ela encontrava-se com uma fratura no braço.
Sauíta foi encaminhada para a Faculdade de Medicina Veterinária da PUC Minas, onde recebeu os primeiros cuidados, como a realização de cirurgia para colocação de um pino. Após alguns contatos a macaquinha veio para o Projeto Mucky em Itu e rapidamente foi aproximada de Zoguinho, um outro primata de sua espécie.
A macaquinha passou por mais uma cirurgia para a retirada do pino e agora espera sua total recuperação para ser a nova companheira de Zoguinho.
SAUÁ
Sauíta e Zoguinho pertencem à espécie conhecida popularmente como Sauá ou Guigó. Habitam a Mata Atlântica - Rio de Janeiro, São Paulo, sudeste de Minas Gerais ao norte do Rio Paranaíba. Alimentam-se de frutos, folhas e flores. Vivem aos casais ou em pequenos grupos familiares de 2 a 5 indivíduos ou indivíduos solitários - machos.
A reprodução parece não ter época definida, nasce um único filhote com aproximadamente 70 gramas e é carregado pelo pai até o desmame, que ocorre aos 5 meses. Sua longevidade é de 13 anos. A espécie encontra-se ameaçada de extinção.

O Projeto
O Projeto Mucky existe há 25 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.
O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.
Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail coordenadora@projetomucky.com.br ou pelo telefone            (11) 4023-0143      .
itu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão