quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Animais silvestres morrem atropelados na PR-082 em Cianorte



Os animais silvestres que habitam o Parque Municipal Cinturão Verde têm sido vítimas constantes de atropelamentos na PR-082, no trecho que liga os municípios de Cianorte (a 80 km de Maringá) e São Tomé (a 95 km de Maringá). Somente entre domingo (25) e terça-feira (29), três atropelamentos resultaram na morte de quatro macacos pregos.
Conforme a bióloga e chefe da Divisão de Educação Ambiental de Cianorte, Cristiane Roco, "de 2009 a 2011, 22 animais foram mortos por automóveis no intervalo entre o Lago da Concórdia e a Bica. As vítimas mais comuns são macacos, tatus galinha, tamanduás–mirins, quatis, cobras-coral e ouriços. Isso sem levar em conta os animais que a própria população retira do local, sem comunicar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente", diz.
No último dia 29, a morte de uma macaca e do filhote dela, que tentavam atravessar a pista e foram atingidos por um veículo em alta velocidade, causou grande indignação e revolta dos moradores e transeuntes da região.
"O atropelamento de animais silvestres nesta rodovia é um problema antigo. Já encaminhamos ofício ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para que tome providências", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Jose Ícaro Monteiro Maranhão. "Como a rodovia atravessa o Parque, se faz necessária a instalação de redutores de velocidade e a criação de passagens subterrâneas para a travessia dos animais".
Segundo Maranhão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai colocar novamente placas indicativas da presença de animais silvestres na área. "Na próxima semana estaremos instalando-as novamente. Os motoristas precisam ter a consciência de que devem passar devagar pela região. Vale lembrar que a PR-082 também atravessa a pista de caminhada e o tráfego de veículos em alta velocidade coloca em risco até mesmo a vida das pessoas que utilizam a pista", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão