sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reino Unido - Cães podem ser otimistas ou pessimistas como os humanos

Cadela
Um estudo apresentado na revista cientificaCurrent Biology, e realizado por uma equipa de investigadores do Centro de Biologia Comportamental da Universidade de Bristol, revelou alguns dados interessantes sobre os estados de espírito dos cães.

Segundo o estudo, que foi realizado com uma amostra de vinte e quatro cães, doze machos e doze fêmeas com idades compreendidas entre os 9 e os 108 meses de idade, estes animais reagem exactamente como os humanos, sendo mais optimistas ou mais pessimistas perante determinado tipo de situações.

Segundo um dos investigadores envolvidos, perante uma situação ambígua, os cães tendem a reagir de forma mais positiva se forem optimistas, e a mostrarem-se temerosos se forem mais pessimistas.

Um dos testes feitos pela equipa foi colocar, em zonas diferentes de uma divisão, taças com comida e taças sem comida. Ao fim de algum tempo, deixaram taças onde normalmente não existiam e, segundo os investigadores, os cães mais optimistas corriam de imediato para as taças, na expectativa de encontrar comida, já os cães mais pessimistas dirigiam-se mais devagar, por vezes a passo, até às taças, demonstrando alguma insegurança ou medo.

Outro aspecto que foi observado foi o comportamento dos cães quando os donos se afastam. Os cães considerados mais optimistas ficavam mais calmos e mantinham-se ocupados em brincadeiras ou a dormir, já os cães pessimistas demonstram ficar inseguros, latindo e andando ansiosos de um lado para o outro.

Um dado curioso é que a equipa envolvida estima que metade dos cães que vivem nas habitações, e que serão cerca dez milhões no total, terão um comportamento pessimista e a outra metade optimista, praticamente meio por meio.

O estudo demosntrou também que o sexo ou tamanho são irrelavantes para o estado emocional dos cães. Assim, é importante que os donos tentem perceber o comportamento dos seus animais e, se sentirem que estes podem estar em sofrimento, consultem especialistas para ajudar os seus animais, da mesma forma que nós humanos nos dirigimos a um profissional de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão