sexta-feira, 25 de novembro de 2011

 Animais + Humanos = Uma Só SaúdeA Ordem dos Médicos Veterinários e a Ordem dos Médicos unem-se pela primeira vez, numa acção comum de debate e divulgação que possibilitem a criação de sinergias entre as duas Ordens em prol da Saúde Pública em Portugal.

«Uma Só Saúde Portugal: Animais Saudáveis = Pessoas Saudáveis»
 é uma acção pioneira em Portugal que resulta do esforço conjunto da Ordem dos Médicos Veterinários e da Ordem dos Médicos e que tem como objectivos a aproximação entre a medicina veterinária e humana, a melhoria dos padrões de qualidade dos serviços e a preservação da Saúde Pública. 

O lançamento da iniciativa decorre no próximo dia 09 de Dezembro, pelas 15 horas no Centro Cultural de Belém numa sessão que aborda temáticas relacionadas com a Saúde Pública, como o controlo de Zoonoses em Portugal e a interrelação animais e crianças.

«A saúde humana e animal estão intimamente ligadas. O conceito «Uma Só Saúde» pretende promover, melhorar e defender a saúde e o bem-estar de todas as espécies, bem como reforçar a cooperação e a colaboração entre médicos, veterinários e outros profissionais de saúde» explica a Bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, Laurentina Pedroso.

Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos, considera que «os Médicos Veterinários e os Médicos reconhecem que têm responsabilidade profissional e social no domínio da Saúde Pública. A iniciativa Uma Só Saúde é um bom exemplo do tipo de sinergias que podem ser feitas para marcar a diferença, melhorando a Saúde Pública e modificando mentalidades».

Com esta iniciativa as Ordens ambicionam a implementação de medidas que ajudem a promover uma ligação estreita entre o exercício da medicina humana e veterinária. Melhorias na avaliação, tratamento e prevenção de transmissão de zoonoses, uma melhor compreensão da transmissão de doenças inter-espécies, através de investigação em medicina comparativa; o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, medicamentos e vacinas para a prevenção e controle de doenças em várias espécies são algumas das medidas que a iniciativa pretende impulsionar. 

«Implementado correctamente, o conceito Uma Só Saúde poderá ajudar a proteger e salvar vidas, em gerações presentes e futuras», finaliza a Bastonária da Ordem dos Médicos Vetrinários.

A interdependência e convívio cada vez maior entre pessoas e animais, pela relação directa com estes ou através do consumo dos seus produtos, levaram a Classe Médica e Médico Veterinária, a nível Mundial e Europeu a ter uma nova abordagem colaborativa para a prevenção da Saúde Pública, surgindo o conceito Animais Saudáveis = Pessoas Saudáveis – Um Mundo, Uma Só Saúde.

Cerca de 1.461 doenças reconhecidas no Homem, aproximadamente 60%, são causas por patogeneos que circulam entre espécies. Nas últimas 3 décadas cerca de 75% das doenças infecciosas emergentes no homem são zoonóticas. 

Mais sobre a iniciativa:
O conceito One Health foi divulgado pela primeira vez em 2007, através da colaboração entre a American Medical Association (AMA) e a Americal Medical Veterinary Association (AMVA) que criou uma estratégia mundial para a expansão de colaborações interdisciplinares e da comunicação em todos os aspectos dos cuidados de saúde humana e animal.

Em 2008, a União Europeia abraçou este conceito e tem vindo a dinamizar acções que promovam este conceito e o tornem efectivo. Para mais informações activar link: www.one-health.eu.
Ordens unem-se em defesa da Saúde Pública

http://bicharada.net

Animais + Humanos = Uma Só Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão