sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cidade italiana proibe uso de cães para pedir esmola

Cidade italiana proibe uso de cães para pedir esmola
Não só em Lisboa, mas em várias cidades de todo o mundo, é comum encontrar cidadãos a pedir esmola na rua fazendo-se acompanhar de animais que cativam a atenção das pessoas que passam. O comportamento já foi proibido por várias entidades, e agora foi a vez da cidade italiana de Alassio ter publicado um decreto-lei que condena a prática.

Passa assim a ser proibido o uso de qualquer animal para pedir esmola, uma decisão aplaudida pelas instituições de proteção animal, diz a Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), citando o jornal italiano Il Vostro Giornale.

Alassio, uma província da Ligúria, no norte do país, junta-se desta forma a outras sete cidades italianas que proibiram a prática em 2000. Desde então que em Alberga, Andover, Finale Ligure, Loanda, Noli, Crixia Plain e PietraLigure é proibido aos mendigos fazerem-se acompanhar de animais, usando-os para obter a compaixão das pessoas.

A decisão foi tomada com base numa proposta apresentada pela Entidade Nacional de Proteção Animal (ENPA). A entidade definiu ainda uma lista de outras medidas que devem ser postas em ação para tornar Alassio uma cidade mais amida dos animais.

Entre elas constam: "a separação de uma parte da praia livre para a circulação de cães; atenuação da proibição de acesso de cães a determinadas áreas (como a costa marítima, parques, zonas verdes, bares e restaurantes); cancelamento do decreto que proíbe a alimentação de aves, substituindo-a por uma norma que discipline a atividade; e a adoção de leis municipais sobre a proteção dos animais, com base num texto da ENPA em vigor noutras cidades", cita a ANDA.
boasnoticias.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão