Toda pessoa que alimenta com alguma regularidade animais que vivem na rua tem o sonho recorrente de que um dia eles estejam em segurança. Para Danica Mirkovic, da Sérvia, esse sonho virou realidade. As informações são da Care2.
Por muitos anos, Danica e alguns voluntários da Felinologic Association Felix cuidaram de alguns gatos abandonados em Novi Sad, norte do país, garantindo pelo menos água, comida e atendimento veterinário. Mas simplesmente não havia como protegê-los dos perigos diários que eles enfrentavam por não terem um lar. Até que um dia, de forma inesperada, um dos gatos foi ferido irreparavelmente.
“Encontrei esse filhotinho com as patas traseiras cortadas, no meio da rua”, lembra Danica, com lágrima nos olhos. “Daquele dia em diante eu soube que deveria sair da cidade.”
Surpreendentemente, Danica conseguiu salvar o gatinho, batizado de Milance, que se tornou um lindo gato. Apesar de a vida dele ter sido interrompida durante o início da idade adulta devido a uma infecção generalizada, Milance foi profundamente amado e deu a Danica a motivação e a coragem para dar o próximo passo.
E se ela juntasse todos os gatos?
Em 2010, Danica e seus voluntários voltaram à cidade de Novi Sad, reuniram todos os gatos e os levaram para bem longe dali, em uma aldeia em Vojvodina, também na Sérvia.
“Nós temos 90 gatos no abrigo e todos vão ficar aqui para o resto de suas vidas. Eles foram castrados, vacinados e têm acompanhamento veterinário regular. Embora alguns sejam velhos, ou com doenças crônicas, todos parecem desfrutar de suas vidas aqui”, conta Danica, com satisfação.
“Apesar de meu abrigo estar lotado, mesmo assim novos gatos sempre chegam e nunca poderei dar as costas para um animal em uma situação desesperadora”, explica. “Como a número de gatos tem crescido, as despesas também têm aumentado e está cada vez mais difícil cobrir todos os gastos, mas vê-los felizes brincando e descansando relaxados, provavelmente pela primeira vez nas suas vidas, faz com que todos os esforços valham a pena.”
Veja um vídeo com os gatos abrigados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão