sábado, 12 de maio de 2012

ONGs fazem protestos contra pesquisa da UFSM



As organizações não-governamentais ligadas aos direitos dos animais farão dois protestos Saldanha Marinho contra o uso de cobaias em experimentos na Universidade Federal de Santa Maria. A idealização é do Clube dos Amigos Animais e haverá apoio e participação de outras ONGs. A primeira manifestação será neste sábado, às 10h, na entrada da Praça Saldanha Marinho, perto do Calçadão Salvador Isaia. Já a segunda mobilização acontecerá na segunda-feira, às 14h, em frente ao prédio da Reitoria da Instituição, no Campus Santa Maria.
O mote das manifestações idealizadas pelo Clube dos Amigos Animais, com apoio e participação de outras ONGs e da comunidade em geral, é o experimento feito por um doutorando no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária. Na pesquisa, cães seriam utilizados para o teste de uma placa de titânio com a finalidade de recompor mandíbulas e maxilares de animais que tenham perdido parcial ou totalmente a dentição como conseqüência de câncer de boca. Para a realização do experimento, cães cobaias teriam tido parte ou totalidade da mandíbula extraída, fato que revoltou os ativistas e a comunidade universitária. Além disso, há denúncias de que os animais tenham sofrido maus-tratos, questão negada pelo pesquisador e por seu orientador. Até o momento, a reitoria preferiu não se manifestar e aguarda o posicionamento do Comitê de Ética da Instituição.
Nas duas mobilizações, os ativistas recolherão assinaturas para solicitar investigação do caso por parte do Ministério Público e da Reitoria.
Fonte: A Razão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão