Pássaros trinca-ferro estavam escondidos dentro de uma sacola em um ônibus (Foto: Divulgação)
Um homem foi detido, por volta das 22h desta quarta-feira, dia 28, por transportar pássaros silvestres sem autorização do Ibama. As aves da raça trinca-ferro foram encontradas dentro de um ônibus que fazia a linha Umuarama a São Paulo, abordado pela Rotam da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na PR-323, em Doutor Camargo (a 36 km de Maringá), próximo à ponte do Rio Ivaí.
Os pássaros foram encontrados dentro de pequenas gaiolas, alojadas em uma sacola de mão. Os animais estavam no saguão de passageiros, junto com o homem. O acusado e as aves foram encaminhados para a 9ª Subdivisão de Polícia Civil, em Maringá.
Na delegacia, o homem contou que é criador amador de pássaros. Ele os teria recebido de um pastor em Umuarama, cidade em que estava a passeio. Os animais seriam levados a São Paulo, onde reside. Ele pagou fiança e foi colocado em liberdade.
As aves foram levadas para o Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Maringá. Conforme o soldado Luciano Montanha, apenas duas aves possuem anilha (pequeno anel que envolve uma das patas do animal). “Essas serão encaminhadas para criadouros autorizados da região, e o outro trinca-ferro, que não tem a anilha, será devolvido à natureza”.
Conforme o soldado Montanha, a anilha indica que o animal cresceu em criadouros, por isso não conseguiria se adaptar ao ambiente selvagem. O policial ressalta que transportar animais silvestres sem autorização do Ibama é crime e rende multa de R$ 700.
Fonte: O Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão