quinta-feira, 25 de abril de 2013

Operação apreende 500 peles e 5 mil lagartos vivos na Bolívia


CAÇADORES E TRAFICANTES


Por Luiz Carlos Guedes (da Redação)
 As peles de lagartos apreendidas são de diferentes tamanhos. (Foto: Divulgação)

As peles de lagartos apreendidas são de diferentes tamanhos. (Foto: Divulgação)
Um duro golpe foi desferido contra caçadores e traficantes de animais silvestres da cidade boliviana de Santa Cruz. As informações são do Correo del Sur.
Em uma operação realizada em Puerto Pailas, apreendeu-se mais de 500 peles de diferentes tamanhos e 5.000 lagartos vivos procedentes de San Matias.
A ação dos funcionários do departamento ambiental do governo foi apoiada pela Polícia Rodoviária durante uma verificação de rotina, batizada de Unidade de Comunicação do Governo.
Manlio Roca, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, disse que o propósito dos caçadores desses animais seria a comercialização na cidade de Santa Cruz.
“Neste momento as peles se encontram sob custódia e os jacarés vivos estão seguros nas instalações da Crocoland, onde estão sendo tratados e bem alimentados. O objetivo do governo é reintegrá-los ao seu habitat”, disse ele.
valor total das peles de lagartos que foram apreendidas totaliza cerca de U$ 18.000, e juntamente com a Direção Geral de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DGBAP) será decidido se as peles serão incineradas ou enterradas.
Aguardam respaldo jurídico
Com relação aos responsáveis, Manlio Roca disse que devem apresentar a documentação correspondente a este tipo de atividade, caso contrário responderão a um processo legal, de acordo com o estipulado na Lei de Meio Ambiente 1333 em seus artigos 110 e 111.
“Esse é um crime ambiental, de tráfico ilegal de espécies que devem ser capturadas no meio ambiente através de um plano de  gestão e permissão especial concedida pela DGBAP. Se não possuirem isso, estarão praticando um crime”.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão