quarta-feira, 24 de abril de 2013

Canadá tenta derrubar veto a comércio de peles de foca junto à OMC



Patricia Tai (da redaçao)
Foto: HSUS
Foto: HSUS
Em 2010, a União Européia implementou uma importante proibição do comércio de produtos derivados de foca e, com isso, acabou com um mercado primário  para a indústria de peles de foca do Canadá. Os preços das peles desabaram no país e centenas de milhares de filhotes de foca foram poupados de um destino horrível.
Agora, o Governo do Canadá está tentando derrubar o veto junto à OMC. A Humane Society International lançou uma petição para que seja mantida a proibição da comercialização de peles de foca, de modo a salvar milhões de focas nos próximos anos.
Produtos derivados de foca que são comercializados pelo mundo incluem não só as peles mas também a gordura, as carnes, e ossos. Muitos países realizam o massacre de focas para lucrar com a venda de seus corpos no mercado, porém o Canadá é o mais representativo. Estima-se que entre Canadá e Groenlândia, 300 mil focas são mortas por ano.
O método mais comum pelo qual as focas são mortas é pelo esmagamento de seus crânios com uma espécie de machado com um gancho na extremidade; outro método é por tiros de ​​rifles. Grande parte das focas assassinadas para consumo humano são ainda filhotes; muitos deles com menos de 4 semanas de vida também são esfolados vivos.
A ONG pede que ajudemos a falar em nome dos filhotes indefesos que não têm voz. Assine a petição que será direcionada ao Ministério de Comércio Internacional e outros decisores para que continue o veto a esse comércio desnecessário e desumano.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Leia abaixo o texto da petição:
Ao Ministro Edward Fast
Por favor retire o desafio da OMC do Canadá
Senhor,
Estou escrevendo para expressar minha forte oposição à solicitação do Canadá por um painel de disputa a ser estabelecido no âmbito da Organização Mundial do Comércio, em resposta à proibição da União Europeia sobre o comércio de produtos derivados de focas.
Em 2010, os 27 países da União Europeia implementaram uma proibição histórica sobre o comércio de produtos derivados de foca. Assim como a maioria dos canadenses, fiquei emocionado ao ver este importante passo dado pela UE para proteger as focas e respeitar a vontade dos seus cidadãos.
Vergonhosamente, em oposição direta aos pontos de vista da maioria dos canadenses, o governo Harper lançou um desafio à OMC para tentar reverter a proibição.
O massacre dos filhotes de foca para alimentar o comércio internacional de peles é algo horrendo e que deve acabar.
Estou pedindo ao Sr. que imediatamente retire o desafio à OMC contra a União Europeia e faça tudo o que estiver em seu alcance para colocar um ponto final no comércio de produtos oriundos de focas assassinadas.
Assinado: ______________
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão