segunda-feira, 22 de abril de 2013

ONG espanhola luta pela proibição de foie gras na França


EXPLORAÇÃO DE PATOS E GANSOS


Por Patrícia Tai (da Redação)
Foto: Reprodução/ Igualdad Animal
Foto: Reprodução/ Igualdad Animal
A ONG Igualdad Animal tem tornado pública uma desconcertante investigação secreta sobre a indústria de foie gras na França. Investigadores da ONG visitaram quatro granjas tradicionais localizadas no sudoeste da França: Josette Neuville, Grézelade, Boutières e La Campagnoise.
Estas fazendas garantiam que adotavam a “melhor” política de bem-estar animal. No entanto, em cada uma das propriedades visitadas foram documentadas cenas terríveis de sofrimento físico e psicológico (veja galeria de imagens).
Os patos e gansos explorados para a produção de foie gras sofrem a agonia de uma alimentação forçada para que produtores possam obter, após matar os animais, o seu fígado engordado forçosamente (apresentando esteatose hepática). Na natureza, esses animais podem viver entre 10 e 15 anos; nesta indústria, no entanto, são mortos em apenas quatro meses.
Foto: Reprodução/ Igualdad Animal
A Igualdad Animal obteve dezenas de horas de gravação em vídeo e áudio e mais de 150 fotos, que documentam a espantosa realidade da vida dos patos e gansos confinados e alimentados à força para produção de foie gras na França.
As filmagens e gravações revelaram coisas que já se sabe sobre a exploração desses animais no horror da criação para produção de foie gras, por exemplo:
- Os animais ficam confinados em diminutas jaulas sem que possam sequer se mover
- Estes animais apresentam claros sinais de stress e depressão
- Foram identificadas claras evidências de traumatismo e inflamação de esôfago, reconhecíveis pelas manchas de sangue sobre os tubos de alimentação
- Animais com notáveis problemas respiratórios
- Patos e gansos com claros sintomas de debilidade, que morrem sem nenhum cuidado veterinário
- Os animais estão plenamente conscientes na hora de serem mortos – encontravam-se agitados, se debatendo e sangrando
- Os funcionários manejando os animais de forma extremamente bruta
- Patos e gansos se moviam com dificuldade devido ao grande tamanho de seus fígados, aumentados artificialmente devido à super alimentação forçada
Foto: Reprodução/ Igualdad Animal
Foto: Reprodução/ Igualdad Animal
A França é o maior produtor e exportador de foie gras do mundo. Produz mais de 20 mil toneladas e só neste país, aproximadamente 700 mil gansos e 37 milhões de patos são mortos anualmente por esta indústria. A ONG Igualdad Animal trabalha para que esta investigação ajude a criar um debate social que consiga a proibição desta prática na França.
Esta mais recente investigação da crueldade da indústria de foie gras francesa foi iniciada pela ONG no ano passado. Anteriormente, a mesma ONG fez uma investigação que levou à denúncia de 10 granjas da Espanha (da Catalunha), entre elas o pesado escândalo da granja Momotegi, conforme publicado pela Anda.
Foto: Reprodução/ Igualdad Animal
Foto: Reprodução/ Igualdad Animal
A Igualdad Animal luta para que a produção de foie gras seja abolida na França, como ocorreu em países como Argentina, Áustria, Dinamarca, República Tcheca, Finlândia, Israel, Turquia, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Suécia, Suiça, Países Baixos, Reino Unido e mais recentemente, na Califórnia (Estados Unidos).
Na proibição, os restaurantes são multados se forem apreendidos vendendo foie gras. No entanto, embora a proibição tenha sido uma conquista importante, sabe-se que a fiscalização é algo de difícil operacionalização, e que certamente há locais que devem estar descumprindo a Lei.
Há uma petição para pedir a proibição do foie gras na França, assine aqui!
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão