quinta-feira, 25 de abril de 2013

Coiote ferido impulsiona criação de lei proibindo armadilhas em cidade canadense



Por Amary Nicolau (da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Enquanto uma mulher e seu filho caminhavam na Trilha de Seaton, que se localiza na cidade canadense Pickering, próximo a Toronto, eles se depararam com uma imagem perturbadora. Encontraram um coiote sofrendo muito por ter sido pego em uma armadilha. As informações são do jornal canadense Durham Region.
A organização Toronto Wildlife Centre retirou a armadilha do coiote na mesma noite. Em seguida ele  foi operado duas vezes. O animal sofreu cortes no peito e nas patas, e também teve a boca danificada. O centro estimou que o coiote, ainda em tratamento, passou dois dias preso na armadilha.
Depois do ocorrido um vereador da cidade e um grupo que defende os direitos animais em Toronto, estão procurando o apoio local para proibir o uso de armadilhas deste tipo na cidade na cidade.
O vereador Bill McLean, que faz parte do comitê relacionado aos animais da cidade, quer que o conselho proiba formalmente todos os tipos de armadilhas que possam causar sofrimento ao animal. A cidade vai verificar se é possivel a implementação desta lei, já que esta implementação invade a jurisdição provincial, diz ele.
Esta armadilha, que causou sofrimento ao coiote em tratamento, consciste em um laço de arame que quando se desarma deve capturar o coiote ao redor do pescoço, para matá-lo. De modo geral, deve ser projetada para não soltar o pescoço do animal,  evitando o deslizamento e garantindo assim, uma morte rápida.
“O que eu gostaria de fazer é proibir as armadilhas, mesmo que isso seja regulamentado pelo Ministério (dos recursos naturais), ” disse o vereador Bill.
“As evidências mostram que esta é uma questão de segurança pública, e uma forma arcaica de captura de vidas selvagens”, disse a diretora Shannon Kornelsen, da associação  contra o uso de pele de animais.
Shannon também disse que as imagens obtidas por câmeras escondidas mostram que muitas vezes  os animais sofrem muito nessas armadilhas destinadas a matar instantaneamente. Pois nem sempre esmagam o pescoço dos animais como deveria acontecer.
“Eu não acho que qualquer ser vivo deve passar por esse tipo de dor causada por este tipo de armadilha”, disse o vereador Bill.
O vereador também disse que tem recebido apoio informal de outros dois vereadores.
Se a lei de não utilização de armadilha for aprovada pelo conselho, será um passo além dos regulamentos provinciais atuais, que diz que  armadilhas podem ser usadas, mas uma licença é requerida por caçadores e fazendeiros. Mas o uso é permitido  para capturar animais indesejáveis ou em terrenos  em que a caça é permitida.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão