terça-feira, 23 de abril de 2013

Carruagens puxadas por cavalos são tema de campanha eleitoral em NY



Por Patricia Tai (da Redação)
cavalos-carruagens-nova-york
Foto: Care2
Nova York é a cidade ícone dos Estados Unidos que, por sua vez, ainda é o país mais desenvolvido da economia capitalista mundial. A cidade, que abriga a sede da ONU, é um importante centro para assuntos internacionais e é também considerada a capital cultural do mundo. Mas na cidade com tal currículo ainda se utilizam carruagens puxadas por cavalos.
A continuidade do uso dessas carruagens está se tornando um dos dilemas na corrida da eleição para prefeito da cidade de Nova York, com os candidatos de ambos os lados discutindo se elas devem ou não ser banidas. As informações são da Care2.
Os defensores dos direitos animais têm argumentando que o ambiente moderno da cidade não é lugar para cavalos, não só por causa do barulho, atividade e poluição, mas também porque as leis atuais não são duras o suficiente para protegê-los e por causa do potencial de acidentes que podem ferir cavalos e pessoas.
Em agosto passado, um cavalo chamado Oreo teve um colapso nas ruas de Nova York, conforme publicado pela Anda.
Segundo a reportagem da Care2, Oreo assustou-se com o barulho de vigas metálicas que eram retiradas de uma obra e, com isso, derrubou a carruagem, abandonou o motorista e dois turistas que estavam sobre ela, e bateu em vários carros durante sua tentativa de fuga. Oreo sobreviveu, mas o incidente foi mais um fator a levar os ativistas a forçarem o término desta prática.
A candidata Christine C. Quinn é uma defensora ferrenha da manutenção das carruagens. Diversos grupos têm manifestado repúdio à candidata, entre eles o NYCLASS (New Yorkers for Clean, Livable & Safe Streets), que tem feito um lobby para que sejam retiradas as carruagens das ruas da cidade.
O NYCLASS disse ao International Business Times que Quinn é temperamental e grosseira ao tratar as pessoas, e que, se ela é assim com humanos, imagine com “residentes não humanos, que literalmente não terão como se defender”.
Bill de Blasio, o outro candidato e oponente de Quinn, tem recebido apoio de defensores de animais e fez a promessa de que, se for eleito, a primeira coisa que irá fazer é abolir as carruagens puxadas por cavalos.
“Irei proibir as carruagens no Central Park na primeira semana do meu mandato”, disse ele à imprensa. “Penso que deve ser horrível o que acontece com os animais. É desnecessário e não agrega nada à nossa economia”, acrescentou.
De Blasio criticou Quinn e o atual Prefeito Bloomberg, por ignorar o apelo público para banir as carruagens, e disse que não é válido o argumento de Bloomberg de que as carruagens são essenciais ao turismo, como se elas fossem a única razão a atrair as pessoas para lá.
Um dos argumentos de Quinn é que retirar as carruagens fará com que aproximadamente 300 operadores percam o emprego. Mas a NYCLASS e outras organizações estão trabalhando em um projeto para substituir as carruagens por carros elétricos modelo vintage, e os operadores trabalhariam como motoristas destes carros. A ideia tem 15 patrocinadores, e a NYCLASS acredita que um protótipo deve ser testado ainda neste ano.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão