domingo, 21 de abril de 2013

Grupo propõe proibição de touradas e circos com animais em Vitória Gasteiz



Por Luziana Alves (da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Grupo de Bildu da prefeitura da cidade de Vitoria, na Espanha, propôs a proibição de touradas e circos com animais na cidade. A coligação argumenta que não se pode “torturar, dar tratamentos cruéis ou morte violenta” a nenhum animal em local municipal e que a utilização de animais selvagens ou domésticos em circos ou espetáculos deve ser impedida. As informações são do Jornal ABC.
Bildu apresentou 28 emendas ao departamento regulamentar de animais da prefeitura. Em um comunicado, o conselheiro Iratxe Aberasturi Lopez decidiu que “não faz sentido resolver o debate sobre a portaria animal se ele contorna o debate ético sobre o que acontece com os touros e os circos que usam animais.” Neste sentido, ele disse que é preciso “ser corajoso e enfrentar o problema”, porque, em sua opinião, “não podemos discutir se é bom ou não cortar as orelhas de um boxer, para não mencionar os seis touros torturados e sacrificados todas as tardes na feira em La Blanca, ou o leão de circo que é obrigado a passar por um aro em chamas.”
“A prefeitura, que é tão ‘green’, deve analisar a raiz do abuso de animais, principalmente nos casos das touradas e circos, onde a exploração é feita como meio lucrativo”, afirmou.
Ele também levantou a inclusão de uma nova punição que não existia na portaria proposta, para pessoas que sujeitam animais a um tratamento cruel ou os obrigam a realizar comportamentos ou atitudes impróprias da sua condição.
Aberasturi  garantiu que as propostas do Bildu “estão de acordo com os grupos defensores dos animais que durante anos participaram da redação da petição. Contudo, ele confirmou que persistem “ incorporar ao documento definitivo as propostas coletivas que não foram recolhidas durante o processo.” Ao finalizar o prazo para registar as petições, as alegações serão debatidas na Comissão do Meio Ambiente e espera-se que no mês de maio o documento passe para o plenário e obtenha sua aprovação definitiva.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão