quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cães e gatos são encontrados mortos envenenados e queimados em Blumenau (SC)



Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Três cães e dois gatos foram encontrados mortos na manhã desta terça-feira (23) em casas do bairro Garcia, em Blumenau (SC). Três cães da família de Diair Vieira foram achados mortos nesta terça-feira (23). “Quem faz isso com cachorro, faz com ser humano, pode ter certeza. Não tem explicação para isso”, explica Diair ao G1.
Dois dos gatos de Noeli Cardoso também morreram. “Vou fazer justiça, porque não vou deixar meus bichinhos assim”, afirmou Noeli. Agentes da Vigilância Sanitária estiveram na rua e recolheram os animais. A polícia também foi acionada. A Diretoria de Bem Estar animal da Prefeitura acredita que a morte dos animais tenha sido causada por chumbinho, um veneno proibido no Brasil. Conforme explicam os agentes, o produto causa hemorragia interna, convulsão, parada respiratória e o animal começa a espumar pela boca. A Prefeitura acredita que as mortes tenham sido causadas pela mesma pessoa.
“Seria muita coincidência que todos os animais tivessem morrido de causas diversas. Este ato não pode ficar impune e a participação da população é essencial para ajudar na identificação do responsável para que o procedimento seja levado adiante”, explica Eliomar Russi, diretor do Centro de Bem Estar animal da Prefeitura. Se for registrado um boletim de ocorrência, a polícia vai investigar o caso.
Cães queimados
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
No bairro Itoupava Central, ainda em Blumenau, mais seis cães foram encontrados mortos em um terreno baldio. Cinco deles eram recém nascidos e estavam queimados. O sexto cão morreu, provavelmente, de fome.
O diretor vai encaminhar um documento sobre o caso para a Promotoria do Meio ambiente de Blumenau. Os cachorros foram localizados pelo fotógrafo, Gilmar de Souza, que foi até a rua para uma checar uma reportagem sobre as condições da via. Ao chegar no terreno, encontrou os cães mortos.
Moradores das proximidades disseram que o abandono de cachorros na região é constante. Uma fêmea, provavelmente irmã dos outros animais, ficou viva e estava perambulando pelo terreno onde estavam os cães mortos.
Segundo o Jornal de Santa Catarina, além dos animais, a área também serve de depósito irregular de materiais de construção, móveis antigos e lixo.
fonte anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão