sábado, 2 de junho de 2012

Oficiais matam leão a tiros e ativistas exigem investigação do caso

Santa Mônica- EUA



Oficiais retiram o corpo do leão morto (Foto: Genaro Molina/Los Angeles Times)
Integrantes de grupos de defesa dos direitos animais se reuniram no Santa Monica City Hall, na Califórnia, para protestar contra a morte de um leão da montanha que estava perdido perto da Third Street Promenade. As informações são do jornal Daily News, de Los Angeles.
O leão foi localizado pelo zelador de um edifício ao sul da Second Street, no beco lateral do prédio, por volta das seis da manhã do dia 22 de maio. A polícia de Santa Monica foi acionada.
Esforços foram feitos para dominar o animal de aproximadamente três anos de idade, mas os oficiais dispararam contra o felino quando ele tentou fugir do beco.
“Nós tentamos métodos menos letais, como pimenta e mangueiras de incêndio, mas o animal continuava a tentar fugir do pátio. Lamentavelmente ele precisou ser sacrificado para que pudéssemos proteger a segurança pública”, disse o tenente Robert Almada.
Foto:Reprodução/NBC Los Angeles
O policial insistiu que não teve escolha ao dizer que o animal teria corrido em direção a uma área densamente povoada.
No dia do protesto, os membros dos grupos em defesa animal fizeram uma coletiva de imprensa acompanhados por especialistas em vida silvestre. A ideia foi reforçar que práticas melhores deveriam ter sido empregadas.
“Uma estratégia sólida, incluindo todos os equipamentos necessários para lidar com situações como essa, precisa ser posta em prática antes que uma tragédia aconteça”, disse Jack Carone, diretor da In Defense of Animals (IDA).
Funcionários da IDA disseram que o uso de balas de pimenta e de mangueiras de água serviram apenas para agitar e assustar o animal, por isso ele tentou fugir.
“Basicamente agitaram e encurralaram o gato antes de matá-lo”, disse Madeline Bernstein, presidente da regional da Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. “Esguichar água e disparar pimenta apenas atemorizou o leão da montanha. Os cidadãos e os animais silvestres da Califórnia merecem mais.”
Não está claro ainda, entretanto, como um animal de mais de 160 kg chegou ao beco, em uma zona tão afastada das montanhas de Santa Monica.
Assista ao vídeo da reportagem do canal KTLA.com (em inglês)
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão