terça-feira, 29 de maio de 2012

Cafelândia (PR) desenvolve ações para controle da população de cães


Foto: Reprodução/Jornal Integração
Recentemente o Governo Municipal deu início à execução de diversas ações para resolver um problema enfrentado em Cafelândia, que consiste na população canina nas ruas, seja por abandono ou por falta de uma postura de guarda responsável por parte dos tutores. A construção do Canil Municipal, inaugurado em outubro de 2011, foi um importante passo, contudo agora o foco está no controle de reprodução desses animais.
Os médicos veterinários da secretária de Agricultura e Meio Ambiente do município de Cafelândia, Ângela Sovinski e Gilberto Simões, estão à frente de um projeto de esterilização para os cachorros. “Vamos começar pelo Canil Municipal e em seguida partiremos para os animais que estão nas ruas, que serão recolhidos e tratados. Eles permanecerão no canil e posteriormente destinados para a adoção”, explica Ângela.
Simões comenta que a próxima etapa será direcionada para os bairros. “Vamos organizar módulos e trabalhar por um período com cada localidade. Os tutores de cães que possuírem uma renda abaixo de um valor que será especificado poderão castrar seus animais pagando apenas uma taxa simbólica, que será de aproximadamente R$ 10,00 para os machos e R$ 20,00 para fêmeas. Depois disso vamos estudar também a possibilidade de se fazer o mesmo com as comunidades do interior.”
O custo dos materiais, dos medicamentos e da mão de obra ficará por conta do Governo Municipal e as ações receberão também o apoio da Associação dos Amigos dos Melhores Amigos (AMA). “Estamos unindo forças para resolver esta questão e certamente o município fará tudo que estiver ao seu alcance. É importante a população saber que estamos nos dedicando. Nossos médicos veterinários estão empenhados, a prefeitura está realizando os investimentos e, com a ajuda dos munícipes, é apenas uma questão de tempo para resolvermos o problema com estes animais”, enfatiza o prefeito Dr. Estanislau Mateus Franus.
Outro projeto que está na pauta do Governo Municipal em relação ao assunto é em futuro próximo, adquirir e implementar uma nova tecnologia que versa em implantar um chip na pele do animal que trará todas as informações necessárias, como endereço, tutor, vacinas e ainda se foi castrado ou não. Desta forma será mais fácil também identificar os tutores que não cuidam de seus animais da forma que deveriam e a partir daí a prefeitura poderá tomar as medidas necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão