domingo, 27 de maio de 2012

Veterinários salvam vida de filhotes de espécie ameaçada nos EUA



Filhote de guepardo (Acinonyx jubatus) passa por exames no Zoológico Smithsonian Nacional, em Washington, Estados Unidos
Foto: AP

Dois filhotes de guepardo (Acinonyx jubatus) de três semanas ganharam nesta quarta-feira uma nova casa no Zoológico Smithsonian Nacional, em Washington, Estados Unidos. Os pequenos tiveram a vida salva por veterinários, já que o parto deles não foi nada simples.
A mãe deu à luz um filhote no Instituto Smithsonian de Conservação Biológica, Em Front Royal, Estado da Virgínia, mas o abandonou - atitude considerada frequente na natureza. O pequeno foi resgatado com hipotermia. Os veterinários acompanharam ela e descobriram que ela ainda tinha três filhotes no ventre.
A veterinária Copper Aitken-Palmer decidiu então realizar uma cesariana, procedimento ao qual geralmente os filhotes da espécie não sobrevivem. Após o parto, os especialistas do instituto passaram três horas tentando salvar os pequenos, com procedimentos de reanimação, medicamentos e calor, mas apenas uma fêmea sobreviveu.
"Levando em conta o quão raro é esse procedimento, nós pensamos que seria difícil alguns dos filhotes sobreviver", diz Adrienne Crosier, bióloga do instituto. Os dois sobreviventes foram levados para Washington.
"Agora há dois novos e geneticamente valiosos filhotes em uma população que precisa desesperadamente deles", diz a veterinária Copper Aitken-Palmer, que realizou o procedimento. O guepardo é considerado ameaçado de extinção pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês)
fonte:noticias.terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão