sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cão que foi atropelado propositalmente em Campinas (SP) é batizado de João


Em mais um caso de maus-tratos aos animais, um cachorro abandonado na rua foi atropelado propositalmente por um motorista no Jardim Novo Campos Eliseos, em Campinas, SP, na noite da última terça-feira, segundo relatos de testemunhas. O animal, que ganhou o apelido de João, apareceu na Rua Clodoaldo Ferrarezi há dois meses e passou a ser cuidado por um grupo de moradores. Na última terça-feira (29), ele estava próxima à sarjeta em frente à casa onde sempre dorme e foi atropelado pelo veículo, que atravessou a via e avançou sobre o animal.
De acordo com uma moradora que estava na janela de sua casa, o carro trafegava no lado direito da rua. Ao avistar o animal, o condutor teria invadido o outro lado e jogado o carro no cachorro. Depois de atropelar o animal, o motorista acelerou o veículo e deixou o cachorro ferido caído na via pública. A moradora tentou anotar a placa do carro, mas não conseguiu ver os números.
O cachorro se arrastou até a calçada e os moradores assustados buscaram por ajuda. “Acionamos a União Protetora dos Animais (UPA) que recolheu o João e o levou até uma clínica veterinária no bairro Guanabara. As patas dianteiras estavam muito feridas e ele sentia muita dor”, afirmou a moradora, Fernanda Silva. Ela contou que os moradores estavam mobilizados em conseguir doar o animal. “O cachorro é muito tranquilo e dócil. Mas sempre havia gente ameaçando o animal. Nem todo mundo gosta de animais. Só que atropelá-lo propositalmente é muito cruel”, disse.
O cachorro foi socorrida pela veterinária Domenica Signorelli, do Centro Médico Veterinário Luciano Ferraz Neto. Ela informou que o cachorro está com as patas dianteiras feridas, mas passa bem. Segundo a veterinária, o animal teve sorte de não ferir a cabeça e nem ter traumas internos. Domenica comentou que, infelizmente, é frequente os maus-tratos contra animais e que nos consultórios veterinários a cada dia surgem mais casos de animais com ferimentos graves ocasionados por violência. Outro problema que preocupa os veterinários é a tutela. “Estamos na clínica com um gato. Ele teve cálculo renal, mas está muito bem. O proprietário queria sacrificá-lo e me neguei. Ele é um gato normal. Só precisa de uma atenção especial. Nós o acolhemos aqui na clínica e ele está para doação. Queremos muito que alguém cuide bem dele”, disse.
Domenica também informou que o cachorro João só será liberado quando encontrarem um novo tutor para ele. Fernanda, que é uma das moradoras que cuidam do animal, afirmou que o grupo intensificou a busca por um lar para o cachorro. “Estamos nos mobilizando como podemos, inclusive em redes sociais”, disse. A moradora também comentou que o grupo quer descobrir quem atropelou o cachorro para que o motorista possa ser denunciado pelo crime de maus-tratos contra animais.
Quem quiser mais informações sobre os dois animais ou estiver interessado em adotá-los pode entrar em contato pelos telefones (019) 3241-7765 e (019) 9841-2125.
Fonte: RAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão