sexta-feira, 1 de junho de 2012

Animais do Zoológico de SP recebem cuidados especiais no frio


Macacos usam cobertores para se esquentar.
Répteis contam com gruta com infravermelho.

Os animais também precisam de cuidados especiais nos dias frios. No Zoológico de São Paulo, na Zona Sul, o macaco-aranha tem uma casa com porta giratória para fechar quando a temperatura despenca. Além disso, o cuidador também distribui cobertores para os animais. No recinto do orangotango também tem proteção.
"O controle da temperatura dos animais garante o bem estar e a saúde. Por isso que mudanças de temperaturas, a gente precisa entrar com aquecimento, cobertores e alimentação mais calórica", explica a bióloga Fátima Valente Roberti.
Para outros animais, manter a temperatura é fundamental. Os répteis têm metabolismo baixo e dependem da temperatura externa para todas as funções vitais. Por isso, eles dispõem de uma gruta com infravermelho, que não ilumina muito, mas aquece o ambiente.
As aves também precisam de calor. A ararajuba amazônica tem 5 meses, está trocando as penas. Um aquecedor junto da gaiola aquece a ave.
O Zoológico de São Paulo funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada varia de R$ 6,50 até R$ 17. O zoo fica na Avenida Miguel Stéfano, 4241.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão