sábado, 16 de junho de 2012

Eurocopa 2012: indiferença ao massacre de animais na Ucrânia




É difícil ficar indiferente ao massacre que ocorre na Ucrânia. Mesmo com milhões de espectadores atentos às partidas que têm acontecido no país em razão da Eurocopa 2012, milhares de animais abandonados estão sendo mortos como forma de ‘limpar’ as ruas.
As imagens desses seres sofrendo está sendo mais uma vez esquecida, assim como suas vidas. A audiência vai continuar alta, todos loucos pelo futebol. Do resto, quem se importa?
Todos sabem que desde 2010 as ruas de Kiev estão manchadas com o sangue de dezenas de milhares de animais abandonados, cães em sua maioria, mortos de forma bárbara.
“O problema do abandono de cães e gatos e a violência contra eles cometida já ocorre há muito tempo, mas se intensificou em 2010, depois que o país foi oficializado como sede da Eurocopa 2012”, explica a Animal Equality em seu blog.
Os animais estão sendo mortos nas ruas sumariamente e em massa, ao ponto que hoje, na capital, sobraram poucos. Livrar as ruas dos animais abandonados tem sido uma prioridade para o governo ucraniano nos últimos meses. As autoridades locais até apoiam quem queira ajudar, premiando os cidadãos por cada cão morto.
Existe ainda, e infelizmente, alguém com a coragem de negar tudo: o sangue que corre pelas ruas é resultado de um mal-entendido, de um complô. O massacre dos animais na Ucrânia é um embuste. Agradaria a todos que realmente fosse assim. Aliás, tal fato que acontecia no país era de conhecimento inclusive da UEFA. Em setembro de 2011, o presidente Michel Platini, logo após a primeira visita às cidades que hospedariam os jogos do campeonato europeu, ignorou completamente o fato, mesmo tendo sido informado por todas as associações em defesa dos animais, e por voluntários independentes que dia após dia pediam auxílio e apoio de alguém que pudesse ter feito a diferença.
Cristiano Cisternino, fotorrepórter italiano que tem atuado em Kiev, afirma: “é uma questão de empenho e transparência. Ninguém acusa a UEFA de comandar as mortes, mas certamente ela poderia ter usado seu peso diplomático para coibir as autoridades ucranianas a parar com essa tragédia.”
Nesse meio tempo, os voluntários têm feito aquilo que podem, castrando, alimentando, cuidando, mas a estimativa é que ao menos 20 mil animais já tenham sido mortos para permitir que os turistas andem nas ruas sem cruzar com o olhar triste destes seres.
“Ninguém da máquina de dinheiro colossal e voraz que se tornou o futebol teve coração ou fígado de tomar uma posição decisiva sobre o assunto. Nenhum dirigente, nenhum jogador, nenhum jornalista esportivo, nenhum torcedor. Ninguém sentiu a necessidade de dizer coisa alguma sobre o caso”, diz a filósofa antiespecista Alessandra Colla.
Assim as partidas acontecem com regular indiferença. Os torcedores se exaltam ou ficam desiludidos nos estádios, Kiev vive um júbilo europeu geral entre risadas, divertimentos, torcida e esporte.
Por isso é importante apagar a televisão e renunciar a uma partida, dar um chute a este esporte que passou de manifestação esportiva a máquina de fazer dinheiro sujo de sangue. Boicotemos a Eurocopa 2012!
    fonte:
http: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão