quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Walk Animal: caminhar para ajudar os animais

Portugal

Foto: Sonia Cardoso/Divulgação

Caminhar para ajudar os animais. É o conceito do projeto Walk Animal que desde 2011 tem reunido fundos de ajuda para associações de proteção animal. Como? Exatamente através da organização de caminhadas em várias cidades de Portugal. Com algum sucesso: só na edição de 2012 foram angariados cerca de seis mil euros para instituições de todo o país.
Nestas caminhadas podem participar todos aqueles que tenham animais domésticos. Mas calma: se não tiver um, também pode participar. Ou então fazer-se acompanhar por um dos que estão para adoção nas associações. A inscrição custa 3,5 euros, valor revertido para instituições como Animais de Rua, CãoViver, Associação Senhores Bichinhos, e outras.
Profissional de gestão de eventos, Nuno Magalhães criou este projeto para se dedicar, assim, à sua “grande paixão”, os animais. Como em Portugal já tinham sido feitas algumas caminhadas de pequena escala e algumas manifestações em prol dos animais, Nuno decidiu fazer “algo diferente através de um evento mais amistoso”.
Na primeira edição, em 2011, a caminhada conseguiu ajudar um total de 30 associações: mais de 1360 pessoas contribuíram com mais de três mil euros em donativos a partir das cidades de Lisboa, Faro e Gaia. Em 2012, caminhou-se em Lisboa, Gaia e Olhão. Apesar da adesão ao evento ter sido menor (470 inscrições), foram reunidos mais de seis mil euros.
Causas animais não são levadas a sério
Uma das principais dificuldades que o Walk Animal tem enfrentado é a falta de apoio. Nuno refere que enquanto “toda a gente apoia o futebol”, as causas animais ainda “são levadas pouco a sério, especialmente pelas instituições públicas”.
Apesar disso, Nuno não desanima. Aliás, um dos seus objetivos é criar um evento musical semelhante ao conhecido “Live Aid”, tendo como objetivo apoiar a proteção de animais em vias de extinção. Para isso, tem passado a palavra em países como Macau, Rússia e Dubai e o feedback tem sido “positivo”.
Quanto à edição de 2013, Nuno adianta que o Walk Animal irá passar, possivelmente, pelas cidades do Porto, Gaia e Lisboa.
Fonte: JPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão