quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Campanha sobre caso dos dromedários de Natal (RN) passa de 16 mil assinaturas em 5 dias


Foto: Reprodução/Vista-se
Uma campanha criada com o intuito de acabar com a exploração de dromedários usados para o turismo em Natal já alcançou, em 5 dias, mais de 16 mil assinaturas. Ela foi iniciada no dia 8 de dezembro às 10 horas da manhã e, até quarta-feira (12), cerca de 15 mil pessoas já haviam assinado. O objetivo era chegar a 10.000 assinaturas para tentar uma reunião com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e, em apenas 4 dias, o objetivo foi alcançado.
A iniciativa é do site Vista-se, que criou a petição para que houvesse mobilização das pessoas em relação ao sofrimento dos animais explorados em uma região quente como Natal. Devido ao engajamento social de boa parte da população, o número de assinaturas desejado foi alcançado com apenas 105 horas de campanha no ar.
A meta agora é chegar a 20 mil assinaturas e, tudo indica que será possível alcançá-la rapidamente, já que a petição recebe uma assinatura a cada 30 segundos aproximadamente. (Clique aqui para assinar a petição.)
Após a coleta das assinaturas, a ideia dos responsáveis pela campanha é imprimir a petição, articular com políticos e advogados que são a favor da causa animal e tentar realizar uma reunião com autoridades que podem se responsabilizar e discutir sobre a exploração de animais no turismo do Estado Rio Grande do Norte. Entre essas autoridades estão Rosalba Ciarlini, Governadora do Estado do Rio Grande do Norte; Antônio Gilberto de Oliveira Jales, Secretário de Estado do Meio Ambiente; Renato Fernandes, Secretário de Estado do Turismo; Paulo Eduardo da Costa Freire, Prefeito de Natal; além da Promotoria do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte.
Foto: Reprodução/Avaaz
Exploração de animais
O Rio Grande do Norte é um estado brasileiro com belas praias e paisagens, no entanto, explora animais para o turismo. Os dromedários, principal razão pela qual a campanha foi criada, são usados como transporte de turistas há mais de 10 anos.
Uma empresa com o nome de Dromedunas, criada pelo francês Philippe Landrye e sua esposa Cleide Batista, usa esses animais, na praia de Genipabu, para carregar turistas nos passeios. Os dromedários passam quase 12 horas por dia sendo explorados, sob forte calor e com grande peso nas costas. Para descansar, eles se esparramam na areia quente, em uma nítida demonstração de exaustão e estresse. O dia todo esses animais ficam com uma espécie de tela no focinho, fazendo ruídos que podem ser de incômodo e dor.
Segundo matéria do Estadão, são 19 animais explorados que rendem, em média, R$ 50 mil por mês à empresa. Em 2011, a Dromedunas foi parar na justiça, que a acusa de manter o estábulo dos animais em área de proteção ambiental. Agora, espera-se que a justiça seja feita pelo fim da exploração de seres inocentes.
Foto: Reprodução/Vista-se
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão