domingo, 7 de outubro de 2012

Cerca de 250 touros vão ser mortos em Portugal

Abandonados


Foto: Reprodução/Sociedade Vegan
Em Idanha-a-Nova existem cerca de 250 touros à solta, vítimas de uma disputa antiga entre um veterinário e a população da aldeia. Após várias denúncias de populares e de dois ataques, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária está preparando uma batida para matar os Touros. A batida é uma método que consiste em afugentar os Touros bravos,com a ajuda de homens e cães, para uma zona de atiradores.
A situação de abandono dos animais já se arrasta desde o ano 2000, altura em que um veterinário adquiriu várias propriedades em Idanha-a-Nova. Porém este veterinário não foi bem acolhido pela população da aldeia, que não viu com bons olhos a sua chegada, chegando mesmo a destruir as vedações da propriedade para que os animais que tinha pudessem fugir. Como resposta, o veterinário adquiriu Touros. O auge da disputa deu-se quando o antigo presidente da junta, em entrevista a um jornal regional, ameaçou de morte o veterinário. A partir deste momento o proprietário começou a requerer proteção policial à GNR, cada vez que se dirigia à quinta. Como tal não foi concedido e achando que não tinha condições de segurança para tratar dos animais, deixou de se dirigir à quinta e como consequência, de tratar dos animais. Com o passar do tempo e com a falta de manutenção as vedações começaram a ficar degradadas e os animais conseguiram fugir, expandido o seu território.
As denúncias da população sobre as invasões dos touros na aldeia e de dois ataques (um idoso e um caçador que ficaram felizes) levaram a que fossem estudadas formas de eliminar os touros. No início do verão, foi planeado capturar os touros para matança em matadouro, mas a ação não foi concretizada, já que não se conseguiu capturar os animais. Em setembro foram chamados os militares das Operações Especiais da GNR, para matar os animais em campo, ação que foi suspensa para reavaliação pelo Ministério da Agricultura. Neste momento está a ser preparada uma ação de caça por parte da Direção Geral de Alimentação e Veterinária para matar os Touros que continuam soltos.
Acredita-se, porém, que possam existir alternativas à matança sádica e cruel de animais que está sendo preparada. Mais uma vez os animais perdem numa disputa entre homens, na qual eles ficaram sem proteção por parte de quem devia cuidar deles.
Fonte: Sociedade Vegan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão