domingo, 6 de maio de 2012

ONU prevê colapso com crescimento da população mundial




Estudo divulgado  pela ONU estima o crescimento de 81 milhões de pessoas por década no meio urbano, número dez vezes maior do que a população de cidades como Paris ou Moscou.
Os dados fazem parte do relatório "Estado da População Mundial - 1992", elaborado pelo Fundo de População da ONU. É com base nesse estudo que a organização prevê o colapso nas cidades caso não haja investimento no combate à pobreza, no desenvolvimento social e econômico, proteção do meio ambiente, além de instituir um controle populacional eficiente e a distribuição equitativa da população atual pelo globo.

As cidades são um grande problema, segundo o relatório, já que a produção de alimentos nos meios urbanos é praticamente zero. Além disso, os centros urbanos são os maiores consumidores de energia e matérias-primas e maiores geradores de resíduos, contaminadores da água e do ar.

O texto da ONU também alerta para outros perigos que se assemelham ao temor descrito nas teorias populacionais de Tomas Malthus, como a crença de que a aceleração do crescimento da população humana está unida a grande extensão da pobreza e das privações.

Adotando também o discurso ambientalista, o relatório afirma que a expansão do consumo humano de recursos naturais a um ritmo até agora desconhecido pode levar o planeta a uma catástrofe ecológica.

circuitomt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão