segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Filhote de girafa em perfeito estado de saúde é sacrificado em zoológico


Filhote de girafa Marius, de apenas 2 anos, foi morto neste domingo (09) e sua autópsia foi exibida a curiosos, inclusive crianças, no Zoológico de Copenhague, na Dinamarca. Caso gerou comoção e polêmica.


Revolta após execução de girafa saudável em zoológico da Dinamarca

COPENHAGUE - Não adiantou uma petição online. O protesto de defensores de animais. Nem o pedido de transferência por parte de outro zoológico. O filhote de girafa Marius, de apenas 2 anos, foi morto neste domingo e sua autópsia foi exibida a curiosos, inclusive crianças, no Zoológico de Copenhague, na Dinamarca.
O caso provocou comoção e gerou polêmica para além das grades daquele zoológico. Afinal, a pequena girafa estava em perfeito estado de saúde, mas foi abatida com uma pistola e seu corpo despedaçado na frente de visitantes para depois ser servido de alimento para outros animais.
A direção do zoológico argumentou que eles seguiram o Programa de Reprodução Europeia, que tem o objetivo de assegurar a população saudável de girafas em zoológicos europeus. "Isto é feito com frequência para garantir que apenas girafas sem consanguinidade se reproduzam", defendeu em declaração na internet, Bengt Holst, diretor científico do zoológico. "Se os genes do animal estão bem representados numa população, outra reprodução daquele animal é desnecessária".
O argumento não foi aceito por organizações de proteção a animais, como Dyrenes Beskyttelse e Anima, as principais da Dinamarca, que iniciaram uma petição internacional, a qual chegou a acumular 27 mil assinaturas pedindo que o zoológico poupasse a vida de Marius.
Além disso, Stine Jensen, da organização "Contra o Sofrimento de Animais", afirmou que a girafa tinha sido tratada como "lixo", e o grupo "Direitos dos Animais da Suécia" também fez críticas: "A única forma de parar com isso é não visitar os zoológicos".
O Parque de Vida Selvagem Yorkshire, do Reino Unido, foi um dos que ofereceu abrigo a Marius, onde ele ficaria junto de outros machos, incluindo um do Zoológico de Copenhague. A oferta foi ignorada e depois o grupo expressou "tristeza" ao ouvir sobre sua morte. Outro parque holandês também tinha garantido que cuidaria do animal. Segundo o "Independent", a oferta chegou a 415 mil euros para manter a girafa viva.
A direção do zoológico, no entanto, manteve a sua posição e Holst afirmou que não foi aceita a sua transferência porque eles fazem parte de um programa de reprodução internacional, o qual concorda em seguir certas regras, entre elas, a de não vender os animais. Ele explicou ainda por que as opções de castração ou reintrodução na natureza foram descartadas:
"Nós deixamos os animais se reproduzirem naturalmente" e "acreditamos que eles deveriam manter este comportamento mesmo em cativeiro. A castração tem uma série de efeitos colaterais nos órgãos dos animais e, portanto, afetariam o seu bem-estar se não praticássemos a eutanásia".
Marius nasceu em cativeiro, no Zoológico de Copenhague, onde existem sete girafas reticuladas, uma espécie nativa da África. A espécie não está em extinção, mas enfrenta a ameaça da perda de habitat e da caça.
Autoridades usaram uma arma, em vez de injeção, para matar a girafa, assim a sua carne poderia ser consumida pelos predadores do zoológico. Depois da autópsia aberta a visitantes, restos de Marius foram distribuídos a leões.




Marius the Giraffe: Why Exactly Was Healthy Animal Killed at Copenhagen Zoo?


Photos of the day - February 9, 2014


The carcass of Marius, a male giraffe, is eaten by lions after he was put down in Copenhagen Zoo on Sunday, Feb. 9, 2014. Copenhagen Zoo turned down offers from other zoos and 500,000 euros ($680,000)

People look on as a veterinarian holds a leg of the giraffe Marius while it was being dismembered in Copenhagen Zoo

Fonte: br.noticias.yahoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão