segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pacto holandês permitirá que judeus e muçulmanos continuem com prática do abate ritual


Tradição cruel


Após anos de discussões acaloradas e crescente polarização, as partes se sentaram na frente de jornalistas convidados para assinar um pacto cuidadosamente aprovado. Os representares das comunidades judaica e muçulmana apertaram as mãos e assinaram seus nomes no documento.
O pacto que eles assinaram, juntamente com o ministro interino da Agricultura, Henk Bleker, é um compromisso que vai permitir que judeus e muçulmanos na Holanda continuem com a prática do abate ritual.
De acordo com a fé muçulmana e judaica, só se pode comer carne de animais que foram abatidos de acordo com regras rígidas. Por exemplo, os animais não podem ser atordoados antes do abate e devem ser mortos com uma faca cortando seus pescoços. Para os defensores dos direitos dos animais, os animais abatidos desta forma sofrem indevidamente.
Banido
No início deste ano, a câmara baixa do parlamento aprovou por ampla maioria uma lei introduzida pelo Partido dos Animais (PvdD), que teria proibido o abate ritual na Holanda. A aprovação da lei foi vista como um marco no crescente movimento pelos direitos animais. Mas esta semana, o senado rejeitou a proposta de lei.
O fato de que a maioria no senado seja contra a proibição foi recebida com grande alívio nas comunidades muçulmanas e judaicas. Mas isso não resolvia o problema. Como a lei havia passado na Câmara por uma margem tão ampla, a rejeição iminente do senado é vista como uma interferência incomum por um organismo do governo que não é eleito diretamente. Ele teria contrariado a vontade pública.
Motivo pelo qual Bleker prometeu encontrar um compromisso para satisfazer as objeções do senado (de que a proibição infringe o direito à liberdade religiosa), enquanto cumpria a vontade do parlamento de limitar o sofrimento dos animais.
Novas medidas
O pacto é visto como algo que preenche esta lacuna. As medidas estipuladas pelo convênio incluem que um médico veterinário deve estar presente durante o abate (o que já é feito nos matadouros judeus), o animal deve morrer dentro de 40 segundos, caso contrário, o veterinário deve intervir e matar o animal, os animais devem ser inspeccionados antes do abate, e pode ser rejeitado, com base no peso total e tamanho do pescoço. O novo protocolo será supervisionado por um comitê de pesquisadores.
Não satisfeito
Assim, a tradição holandesa de compromisso parece satisfatório. Mas não para o partido que começou a discussão sobre o abate ritual. A líder do PvdD, Marianne Thieme diz que o novo acordo parece muito com uma proposta de emenda à sua lei. A emenda atende a muitas das medidas exigidas pelo pacto. Mas enquanto a lei para proibir o abate ritual foi aprovada com 116 votos a favor e 30 contra, a alteração do pacto não havia sido aprovada por uma margem idêntica.
Thieme diz que nada mudou desde o ano passado.
Polarizada
Thieme representa perfeitamente a nova cultura política holandesa, que se tornou polarizada, em detrimento da tradição do compromisso. No caso do abate ritual, ao rejeitar o compromisso, Thieme parece estar do lado perdedor.
O debate sobre a proibição opôs os defensores dos direitos dos animais contra os defensores da liberdade religiosa. Isso dividiu muitos partidos e resultou em ferozes debates internos. Os direitos dos animais tornaram-se amplamente aceitos na sociedade holandesa, mas a liberdade religiosa ainda é vista como um dos valores fundamentais deste país.
Fonte: RNW
...........
Pobre humanidade.!.....................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão