sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vila Real: Projeto solidário acolhe animais abandonados

Vila Real: Projeto solidário acolhe animais abandonados
Fotos © Plataforma ProAnimal
A 24 horas de se assinalar o Dia Internacional dos Direitos dos Animais o Boas Notícias falou com os autores de um projeto nacional que sabem bem o que é defender os companheiros de quatro patas. A Plataforma ProAnimal ajuda animais abandonados a encontrarem um novo lar, realizando campanhas de sensibilização, esterilização e oferecendo cuidados médicos.

Tudo começou em Abril deste ano, com a esterilização de uma gata de uma colónia. Desde aí António Brandão, um estudante de Medicina Veterinária em Vila Real, não abandonou o projeto "Atualmente o número de animais adotados supera os 40, entre cães e gatos, e não temos contabilizado o número de tratamentos médicos prestados, mas podemos dizer que é já bastante significativo", explicou ao Boas Notícias o fundador da ideia juntamente com a colaboradora Filipa Loureiro.

As Campanhas de Esterilização e Devolução (CED) são uma das principais ferramentas da Plataforma ProAnimal, mas não são a única. A equipa presta apoio aos animais feridos e luta para eliminar "métodos menos éticos como envenenamentos e afogamentos de animais", comuns especialmente nas colónias de gatos.

Colaboram com o projeto 12 famílias de acolhimento temporário

O próximo passo do projeto, garantem os responsáveis, é "conseguir um grupo sólido e organizado de pessoas que ajude animais de rua de forma constante". Isto porque toda a ação da plataforma se gere com base no trabalho voluntário.

"Gostaríamos também de conseguir um espaço físico para poder recolher os animais, mas isso implica ter dinheiro para pagar a um(s) funcionário(s), porque o tempo dos voluntários não é suficiente para todo o trabalho", confessaram ao Boas Notícias.

As campanhas de sensibilização são, por isso, uma das grande ferramentas de que a equipa dispõe neste momento e decorrem em escolas, na rua e em outros locais em que se consiga contacto direto com as pessoas.

Como não possui um espaço próprio, a Plataforma ProAnimal colabora com 12 famílias de acolhimento temporário (FAT) que adotam os animais que necessitam de apoio. O Hospital veterinário de Trás-os-Montes é também um aliado do projeto, ao oferecer descontos nos tratamentos dos animais.

O projeto sediado em Vila Real apoia unicamente animais do concelho e da localidades próximas, como a Régua e Vila Pouca de Aguiar. Apesar do trabalho feito, há ainda uma grande luta a travar, garantem António Brandão e Filipa Loureiro. "Há ainda um grande trabalho a fazer no que respeita a abrir mentalidades e sensibilizar a população para o bem-estar animal".

Para ver o site da Plataforma ProAnimal clique AQUI.
boasnoticias.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão