quinta-feira, 2 de maio de 2013

Comissão Europeia proíbe parcialmente três pesticidas que afectam as abelhas



Portugal foi um dos oito países que votou contra a proibição, aprovada com 15 votos a favor


As abelhas são vitais para o equilíbrio dos ecossistemas
As abelhas são vitais para o equilíbrio dos ecossistemas
Três pesticidas comuns que estão relacionados com a morte massiva de abelhas em todo o mundo foram agora proibidos (parcialmente) pela ComissãoEuropeia. Segundo diversos estudos científicos, os insecticidas da família dos neonicotinóides – clotianidina, tiametoxam e imidacloprida – podem afectar o sistema nervoso dos insectos, provocando-lhes paralisia e morte. Não têm, no entanto, riscos para a saúde humana.
O desaparecimento de milhões de abelhas, vitais para o equilíbrio dos ecossistemas, é desde há vários anos uma grande preocupação. O chamado “distúrbio do colapso das colónias” já diminuiu em grande percentagem a população destes animais. A decisão baseia-se no princípio de precaução e foi tomada a partir das conclusões de um relatório da Agência Europeia da Segurança Alimentar (European Food Safety Authority - EFSA).
Na votação levada a cabo, a Comissão Europeia decidiu a favor da proibição, com 15 Estados a votarem a favor (Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estónia, Chipre, Letónia, Luxemburgo, Eslovénia, Malta, Países Baixos, Polónia e Suécia) e oito contra (Reino Unido, Itália, Portugal, República Checa, Áustria, Hungria, Roménia e Eslováquia).
O comissário europeu da Saúde, Tonio Borg, recordou que as abelhas são “vitais para o ecossistema, pois desempenham um papel fundamental na polinização, sendo que a sua contribuição para a agricultura europeia estima-se, anualmente, em 22 mil milhões de euros”.
O relatório da EFSA, publicado em Janeiro, relaciona os insecticidas com neonicotinóides (substâncias derivadas da nicotina) com a alta mortalidade das colónias. A Comissão Europeia sugere a modificação das condições de aprovação da clotianidina, tiametoxam e imidacloprida, restringindo o seu uso aos cultivos que não atraiam as abelhas e aos cereais de Inverno, já que a exposição aos pesticidas durante o Outono não é considerada perigosa.
Planeia também proibir a venda e o uso de “sementes tratadas” com produtos que contenham essas três substâncias (excluindo igualmente as sementes das plantas que não atraiam esses insectos e as dos cereais de Inverno).
As excepções limitar-se-ão à possibilidade de tratar cultivos em estufas ou campos ao ar livre após a floração. As restrições começam a ser aplicadas a partir de 1 de Dezembro.
fonte: cienciahoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão